Oito Dicas Para Ganhar Novos Hábitos

Conhece aquele dia em que diz “é amanhã que vou começar a ir ao ginásio/ a correr/ a deixar de fumar/ a fazer dieta? Esse dia não chega porque mudar de hábitos não é fácil e requer não só força de vontade, mas também atenção, dedicação e alguma estratégia. Com força, perseverança e pequenas (grandes) ajudas tudo muda e novos hábitos são conquistados.

À semelhança de Drº Craig Hassed, psicólogo australiano e estudioso desta temática, convido-a a fazer, de imediato, uma pequena experiência, enquanto está a ler: cruze os braços, por favor. É fácil e é capaz de fazer isso sem pensar muito sobre o assunto, certo? Mesmo que não dê conta, você cruza os braços sempre da mesma forma porque o seu cérebro foi preparado para o fazer assim.

Quando fazemos algo da mesma forma, repetidamente, o cérebro, mais propriamente o nosso inconsciente, organiza-se para continuar a fazer isso, tornando-se cada vez mais difícil fazê-lo de uma maneira diferente. A isso chama-se neuroplasticidade.

Agora, tente cruzar os braços de outra forma.  É mais difícil, claro, e o que apetece é fazer da mesma maneira de sempre, deixar o movimento sair naturalmente. Fazer uma coisa nova requer mais atenção, dedicação e perseverança!

Tudo o que aprendemos processa-se desta forma. Tal como tudo o que pensamos e fazemos. É, precisamente, uma questão de hábito, de repetição. Porém, existem hábitos que não interferem na nossa saúde mas existem outros que nos prejudicam e que são muito mais difíceis de controlar, tal como o hábito de comer muito ou de comer comida que não é saudável, o hábito de fumar, enfim… todos aqueles que, depois, se tornam mais difíceis de apagar da nossa mente e, consequentemente, do nosso corpo.

Hoje não vamos falar dos hábitos mais difíceis de mudar, até porque não são só necessárias as dicas que encontrará mais abaixo. Para hábitos mais fortes são necessárias, às vezes, substituições, atribuições medicamentosas, prescritas por profissionais competentes para o efeito. Vamos falar de uma forma mais abrangente para que possa começar a pensar em mudar de hábitos hoje!

Dr. Braco Pobric, especialista em hábitos, no seu best seller — Habits and Happiness — dá uma grande ajuda para quem quer começar a mudar algo em si. Estas dicas são inspiradas nos seus conselhos. Porém, antes de mais, salienta-se que, de uma forma geral, um hábito demora cerca de 30 dias a tornar-se, precisamente, um hábito. O que significa que deve ser insistente durante esse tempo. Caso contrário, a probabilidade de sucesso é quase nula.

Dicas (para começar uma dieta, começar a treinar, iniciar práticas de meditação, etc.):

Acreditar.

Devemos acreditar que, pelo menos durante 30 dias, vamos fazer aquilo. Sentir no coração, como se já estivéssemos a ser ou a fazer, é muito importante.

Sorrir.

Deve sorrir sempre que pensar no seu objetivo! Estimula o cérebro e cria dopamina.

Estabelecer objetivos pequenos.

Estabeleça objetivos simples, sem pensar nos 30 dias ao mesmo tempo. Tem de ser um dia de cada vez! (Ex: Correr 10 minutos por dia ou uma das refeições por dia ter salada e/ou sopa, etc.).

Força de vontade.

Estimule a sua força de vontade fazendo coisas que não é hábito fazer, tais como: lavar os dentes com a mão não dominante, pôr o relógio no outro pulso, pôr a mala no outro ombro, ir pelas escadas, ir por outro caminho…

Ativar a energia e desativar provocações.

Se não queremos ver tanta televisão e ela está sempre ligada, desligamos e afastamos o comando; se queremos ir para o ginásio logo de manhã e não conseguimos, o melhor é pôr a roupa do ginásio a jeito, na noite anterior, para quando acordarmos olharmos logo para ela. Por isso, o que quer longe, mantenha longe. Aproxime de si o que quer perto.

Ter companhia.

Conseguir um companheiro de novos hábitos ajuda. Tente encontrar alguém que alinhe consigo nessa aventura.

Anunciar/divulgar.

Diga a todos (ou a quem lida mais consigo) que está a adquirir um novo hábito.

Aceitar a dificuldade.

Mudar não é fácil. Vai ter dias em que lhe apetece desistir e outros dias em que algo que até pareceu mais fácil ontem, vai parecer muito difícil hoje. Nesses dias, sente-se, tente relaxar e diga alto para si mesma: “Eu aceito que é difícil! Não tem importância! Quando descansar, vou voltar a insistir. Não vou desistir! Porque eu consigo e mereço!”.

Tenha força, porque está provado que, se formos pacientes, a mudança não só é possível, como também é inevitável. E o resultado é maravilhoso. Boa sorte!

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