Mulheres Musculadas?

A imagem de mulher perfeita mudou muito nos últimos anos. Nos anos 50, a mulher voluptuosa fazia sucesso; nos anos 80, a skinny girl era sinónimo de alguém com problemas de saúde graves e com uma imagem real distorcida. A geração Millennials cresce a ver as Kardashians a revelar o verdadeiro significado da palavra «curvas».  Se algumas mulheres são adeptas deste género de beleza, outras têm como objetivo aumentar a massa muscular e ficar definidas.

Ter músculo é um bom indicador estético e de saúde. Um corpo tonificado exige exercício físico específico e uma alimentação específica também.

Com um corpo musculado vem sempre a força. Força para o nosso dia a dia, para nos movimentarmos, irmos às compras de supermercado, pegarmos em caixas e fazermos tarefas domésticas. Tudo isto exige força e para quem faz musculação tudo se torna mais fácil, porque a mulher acaba por trabalhar com pesos durante a sua vida.

A gordura não se transforma em músculo. O que acontece é que ao fazer musculação irá queimar mais rapidamente gordura. Aumentar a percentagem de massa magra não é tão fácil como perder gordura. São treinos diferentes, em que o treino de ganhar massa magra é mais lento.

Sabia que se fizer musculação já na vida adulta e principalmente na menopausa irá fortalecer os ossos e evitar a osteoporose? Treinar com peso, mesmo que ligeiro, tem muitos benefícios.

Ficam aqui cinco dicas para ganhar massa muscular. Tome nota:

Fazer o exercício de forma lenta para o músculo trabalhar.

Sentir o exercício e criar amplitude, principalmente quando o músculo começa a doer, é importante. Significa que as fibras brancas estão a queimar, levando a um aumento de músculo.

Boa alimentação.

Frango e batata doce fazem parte da alimentação de quem quer ganhar massa muscular. Feijão, ovos, banana, água, castanha-do-pará, salmão, quinoa, ervilhas são também grandes aliados.

Suplementação.

Tomar suplementos proteicos, sempre sob orientação de um nutricionista. Tal irá ajudar a alimentar o músculo, caso a sua alimentação não seja suficiente.

O descanso é um grande aliado.

Descansar e ir alternando os grupos musculares é muito importante. Treinar todos os dias perna, por exemplo, não irá ajudar no ganho de massa muscular. Muito pelo contrário, irá fazer um desgaste muscular e entrar em overtranning. Durma bem e treine dia sim, dia não, para dar tempo ao músculo de descansar e de crescer;

Açúcar: o seu inimigo.

Agora, os principais inimigos que irão prejudicar o seu ganho de massa muscular, independentemente de seguir as quatro dicas anteriores: açúcar refinado, doces, bolos, refrigerantes, álcool.

Pode até não ser fácil, mas com o tempo tudo se consegue. Seja paciente e persistente.

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