Praticar o Mindfulness

Há modas que valem mesmo a pena e um dos temas de que muito se fala hoje em dia é o conceito de Mindfulness. Em poucas palavras, o Mindfulness resume-se a um tipo de meditação em que o praticante foca a atenção no momento presente. É uma meditação que esvazia a cabeça de todos os pensamentos e nos leva a aproveitar o agora.

Dê uma oportunidade a este tipo de meditação e conte-nos como se sentiu depois dessa experiência. Aqui ficam as quatro formas de a praticar:

Exercício Mindfulness.

Uma caminhada pode ser uma forma de praticar esta meditação. Desde que se foque no momento presente. No início poderá parecer difícil concentrar-se, mas depois verá que se sentirá a flutuar. Encontre um ritmo entre a sua respiração e os seus próprios passos.

Respiração Mindfulness.

Há disciplina em concentrar-se na sua própria respiração, e pode ser bastante relaxante. Para tal, fique numa posição confortável, observe a sua respiração e sempre que a sua mente dispersar, obrigue-se a focar na respiração novamente.

Alimentação Mindfulness.

A alimentação está na base do nosso bem-estar. Ter cuidados com as refeições que preparamos é um ato de bem-estar pessoal e uma forma de aproveitar o momento. Não tenha pressa na hora de comer e saboreie cada garfada.

Atitude Mindfulness.

O exercício, a respiração e a alimentação são os pilares de uma atitude mindfulness, que é atingida depois de algum tempo de prática e paciência. Para se focar em si mesma, tenha atenção a três pontos:

Não julgue: julgamos diariamente diversas coisas que não merecem tal julgamento. Com uma mente limpa, um julgamento genuíno irá surgir naturalmente e sem maldade;

Seja paciente: não é da noite para o dia que vai passar a ter uma atitude mindfulness. É algo que leva tempo e que merece a nossa paciência;

Deixe fluir: para viver o momento, importa deixar que as coisas aconteçam e não forçar nada, nem mesmo a atitude mindfulness.

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