Prevenir Gripes e Constipações

Sendo esta uma época com diversas oscilações climáticas, as gripes e constipações andam por aí.

A verdade é que ninguém quer ficar doente. Para fazermos frente às adversidades típicas desta altura do ano e reforçarmos o nosso sistema imunitário partilhamos algumas dicas importantes que a ajudam a prevenir as gripes e as constipações.

Dor de cabeça, temperaturas altas, dores generalizadas no corpo, mal-estar, fraqueza, cansaço, tosse e/ou congestionamento nasal. Soa-lhe familiar? Pois bem, esta é a altura típica do ano onde devia aprender a reforçar o seu sistema imunitário através da correta escolha de alimentos. Sabia que a alimentação pode ajudar a evitar e também a superar estados gripais e constipações?

A alimentação pode contribuir de forma impactante no fortalecimento do sistema imunitário através de vitaminas e minerais, como é o caso da vitamina C, E e diversos outros antioxidantes. Precisamos, por isso, de aumentar o consumo de alimentos que fornecem esses micronutrientes ao nosso organismo e, simultaneamente, diminuir a ingestão de produtos alimentares nutricionalmente pobres, que apesar de fornecerem energia não acarretam benefícios.

Assim sendo, escolhendo os ingredientes certos, podemos preparar em casa uma mistura que vem reforçar o sistema imunitário e ajudar o nosso organismo a defender-se das infecções bacterianas e virais, dos resfriados e das inflamações.

Para além da recomendação típicas do aumento do consumo de frutas cítricas e vegetais coloridos que nos ajudam a fornecer as vitaminas e sais minerais para as nossas defesas, existem também alimentos com efeitos preventivos pela sua capacidade antioxidante e pelas suas propriedades anti-inflamatórias. É com eles que podemos defendermo-nos ainda melhor este inverno.

Para o remédio caseiro contra gripes e constipações vai precisar de:

Água;
Mel (de preferência biológico);
Gengibre fresco;
Curcuma fresca (se não encontrares podes utilizar apenas o gengibre);
Limão;
Canela e Pólen de abelha(opcional).

Modo de preparação:
Ferva cerca de 200ml de água. Deixe arrefecer um pouco e junte cerca de 50g de gengibre laminado (sem casca) e 25g de curcuma laminada (sem casca). Deixe em infusão até arrefecer um pouco. Com a infusão ainda morna, junta um frasco de mel e sumo de 2 limões. Lave muito bem a casca de um terceiro limão, fatie e junte à mistura.

Nota: pode ainda adicionar um pau de canela e duas colheres de sopa de pólen de abelha
Na hora de tomar pode ainda adicionar à mistura uma colher de curcuma em pó.

Para além deste remédio caseiro deixamos ainda alguns exemplos práticos de como escolher uma alimentação anti-gripes e constipações. Veja algumas dicas abaixo:

Kiwi.

Sabia que também existe o kiwi dourado? Este tem um teor de vitamina C maior do que o encontrado no kiwi verde, sendo que ambos são uma ótima escolha para esta altura do ano.

Marmelo.

Rico em vitaminas A, C, E e diversos fitonutrientes, é um aliado poderoso para ajudar a fortalecer o sistema imunitário e combater processos inflamatórios. O preparo das sementes pode ser utilizado no combate a tosse e garganta inflamada.

Cereja.

Contém antioxidantes que participam e potencializam o processo anti-inflamatório.

Arandos.

 Auxiliam no tratamento da garganta inflamada.

Bagas de Sabugueiro.

As flores aliviam a congestão pulmonar e apresentam um papel anti-inflamatório. As suas bagas tem efeito calmante que além de ajudar na inflamação, pode também fortalecer a imunidade.

Brócolos.

Tente aproveitar as folhas, pois estas contém maior concentração de vitamina C do que os talos ou floretes. Além da vitamina C, os brócolos também contém um antioxidante poderoso, o betacaroteno.

Rabano-picante.

Além de desintoxicante, purifica o canal nasal ajudando a descongestionar a área.

Dente-de-leão.

Rico em antioxidantes ajuda a promover a imunidade. Experimente incluir em infusões juntamente com curcuma e gengibre.

Rabanete.

O rabanete branco é calmante e utilizado para aliviar tosse e irritações da garganta.

Pistácios.

Com alto teor em betacaroteno, antioxidantes e composto anti-inflamatórios ajuda na melhoria no sistema imunitário.

Estes são apenas alguns exemplos de uma variedade de alimentos que pode consumir ao pequeno-almoço, ter como snacks ou ainda incluir numa refeição. Podemos sempre também fazer os xaropes e infusões.

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