MindCoffee

A estação quente traz os dias longos, os festivais… Enfim. As noitadas com as amigas e todas essas coisas que nos iluminam a alma! Porém, o dia a seguir pode ser tão penoso que, na maioria das vezes, recorremos ao café… a dobrar ou a triplicar! Mas e se pudéssemos revitalizar a mente (e consequentemente o corpo) com menos (ou nenhuma) cafeína, não seria melhor para o organismo?

Claro que sim! O MindCoffee é simples, super saudável e mais: é grátis! Tal como a cafeína, o momento de relaxamento meditativo mindful vai ajudar a reduzir a adenosina no organismo, aquele neurotransmissor que indica ao nosso corpo quão cansadas estamos. Mas não se assuste! Não é preciso ser Yogui, Budista ou ficar sentada de pernas cruzadas. Por isso, aqui ficam as dicas para fazer o seu MindCoffee:

Tire, pelo menos, 10 minutos para ficar sozinha, de preferência ao ar livre;

Sente-se confortavelmente, não se deite, pois pode adormecer e por agora não é isso que se pretende;

Inspire e expire 3 vezes, profundamente mas devagar. (Quando expirar, deite fora o ar devagar, até achar que já não tem mais ar para sair);

Feche os olhos.

Entregue-se ao momento, por mais que lhe possa estar a doer a cabeça ou a sentir-se indisposta: “Eu mereço este momento. Este momento é só meu. Eu permito-me relaxar”;

Foque-se no aqui e agora e aceite o que está a sentir: “agora estou aqui (no quarto, ou escritório, ou ao ar livre…) e aceito, tranquilamente, que estou a sentir (cansaço, ou dor de cabeça, ou indisposição, etc.)”. Inspire e expire novamente, devagar;

Calmamente, ainda de olhos fechados, ponha a sua atenção nos sons que a possam rodear. Sem tentar explicar porque é que estão ali ou porque é que fazem esse barulho, tente perceber que sons são: “Ouço, ao longe, um carro… Agora alguém a falar…, etc.”;

Quando o pensamento se perder (é normalíssimo!), inspire e expire profundamente, mas devagar, e fique um pouco focada na sua respiração;

Volte a focar-se nos sons que a possam rodear e quando o pensamento se perder, quando der conta de que já está a pensar noutras coisas, repita o ponto 8;

Quando se fartar deste momento abra os olhos devagar e foque a sua atenção no espaço que a rodeia, sentindo mesmo que está aqui e agora;

Levante-se devagar e usufrua dos efeitos naturais do MindCoffee!

Segredo: vá treinando, quando puder e lhe apetecer, para que tenha um maior e melhor efeito nos dias seguintes.

Ainda Sem Comentários

Comentários fechados