Açaí: o Fruto Bendito da América do Sul

Açaí, qual fruto especial dono de um lugar nos nosso corações. Esta baga é semelhante ao mirtilo, à framboesa, à amora e ao arando. Sim, estamos a falar de uma fruta e não de uma semente. Em Portugal, o arando só é comercializado seco, por isso parece-se com passas. O açaí, por sua vez, costuma ser comercializado em polpa e em sumo.

Este trata-se de um fruto que possui as vitaminas e minerais que compõe a maioria das outras frutas, mas para além disso possui também um conjunto de compostos únicos, nunca encontrados noutros alimentos, algo que a ciência ainda se encontra a estudar. Sabe-se sim que este tem uma capacidade antioxidante enorme, sendo centenas de vezes maior do que a capacidade antioxidante de frutas triviais, como a maçã e a banana.

Um dos antioxidantes que existe no açaí é o mesmo que existe no vinho tinto (antocianina) e que é tão famoso por ajudar na redução do colesterol e no relaxamento dos vasos, sendo estes os motivos que nos levam a afirmar que se tratam de alimentos considerados bons para o nosso coração.

Uma das vantagens mais importantes de comer muitas frutas e legumes é conseguir ingerir antioxidantes. Eles ajudam-nos no bom funcionamento do metabolismo, ajudam a prevenir o envelhecimento da pele e das restante células e ajudam-nos a ter energia. No fundo, o açaí faz tudo isso. Ajuda a retardar o processo de envelhecimento, aumentando a função imunológica e metabólica e auxilia na remoção de radicais livres, que são o maior inimigo dos nossos corpos. Trata-se de um alimento nutritivo, que como qualquer outra fruta deve ser incluído numa alimentação saudável.

Estimule o seu apetite para apetites saudáveis.

Ainda Sem Comentários

Comentários fechados