Quantas Formas Existem Para Cozinhar um Ovo?

Depois do fenómeno da fotografia do ovo que destronou o recorde da socialite Kylie Jenner, pensámos que seria pertinente prestar homenagem a este superalimento, carregado de nutrientes que fazem deste um dos mais ricos do planeta.

Com um simples ovo conseguimos fazer pratos maravilhosos. É exatamente por este motivo, e porque em toda a casa existe um ovo, que lhe decidimos mostrar diferentes formas de o cozinhar, em receitas fáceis, rápidas e saborosas. Tome nota:

Ovo mexido.

Coloque os ovos num recipiente e tempere com sal e pimenta, moderadamente. Deve misturar a gema com clara e juntar-lhes uma das três opções: azeite, natas ou leite, por exemplo. No que diz respeito à gordura utilizada para a frigideira, podemos colocar uma nós de manteiga, tendo em conta a importância de que esta precisa de se espalhar de um modo uniforme. Mal os ovos comecem a coagular, retiramos a frigideira do lume e colocamos o preparado no prato. O ovo deve estar cremoso e não seco. Junte-lhe flor de sal, et voilàt!

Ovo estrelado.

O ovo estrelado serve, muitas vezes, de guarnição para alguns pratos, como por exemplo nos casos em que acompanha bife a cavalo. O gesto mais importante na preparação deste ovo é controlar a temperatura da frigideira. O melhor resultado obtém-se quando a clara fica cozinhada e a gema ainda está cremosa. Devemos colocar uma pequena quantidade de azeite na frigideira e colocar o ovo. Depois de estar cozinhado, juntar sal e pimenta a gosto.

Ovo escalfado.

Um ovo é escalfado quando é cozinhado sem a casca, dentro de água. Devemos pegar num recipiente, cobri-lo com película aderente e um pouco de azeite. Depois, colocamos o ovo e fechamos. Desta forma, o passo seguinte é colocar o ovo (dentro da película aderente) na água (que não pode estar a ferver). Bastam 3 minutos e meio para que a gema fique cremosa. No fim, o resultado é muito mais estético. Desembrulhamos a película e obtemos um ovo super apelativo e bonito.

Omelete.

Um dos modos utilizados para se preparar uma omelete consiste em juntar dois ovos num recipiente, duas colheres de sopa de leite e um pouco de sal. Devemos misturar até que fique homogéneo e colocar um pouco de manteiga na frigideira, enquanto esta aquece. Depois, deitamos nela os ovos e deixamos durante um tempo, para que fique bem dourado.

«Pão de queijo».

Junte um ovo e duas colheres de sopa de tapioca num recipiente, mais duas colheres de sopa de leite e misture com um pouco de sal, pimenta e fermento. Misture tudo muito bem e coloque em formas de silicone. Leve ao forno por 15/20 minutos, deixe inchar e alourar. Depois, é só retirar e desfrutar. Saboreie este preparado ao lanche com café, vai saber-lhe pela vida.

Ovo cozido.

Coloque o ovo numa panela e cubra com água, mais ou menos 3 cm acima do ovo. Leve para ferver (é importante que a água ferva com o ovo lá dentro). Se colocar os ovos frios na água a ferver eles podem rachar e ficar mal cozidos. Junte um pouco de sal na água também, pois isso ajuda a descascar os ovos na fase posterior. Assim que ferver deixe 3 minutos se quiser o ovo quente; 6 minutos se quiser o ovo cozido com a gema levemente mole; e 9 minutos se quiser um ovo duro.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.