7 Coisas Que Deixa de Fazer Para Estar Agarrada ao Telemóvel

Se tivesse de passar um dia sem fazer uso do seu telefone, aceitaria o desafio? Bom, talvez prefira não responder a esta questão. A verdade é que as redes sociais detêm um poder inquestionável nas vidas de todas nós, com tudo o que de bom e de menos bom reúnem em si. Queremos partilhar, queremos ver o que os outros partilham e, não raras vezes, sofremos de F.O.M.O (Fear of Missing Out). Para mal dos nossos pecados, a verdade é que passamos muito do nosso inestimável tempo de olhos postos no ecrã, deixando para trás o que verdadeiramente importa.

Lembre-se de que é lá fora que moram as melhores coisas da vida: há todo um Universo por viver, para lá da atmosfera online. Valorizemos o autêntico, já que é nele que mora a verdadeira felicidade (perto do essencial e longe do virtual…). Abaixo, encontre algumas das atividades que deixa de colocar em prática ao estar, impreterivelmente, focada no seu telemóvel.

1. Beber café com uma amiga que precisa de a ouvir.

Há quanto tempo não marca um café com aquela amiga que não vê há mais de seis meses? Deixe o Instagram e ligue-lhe para combinarem um programa que a anime. Leve-a a ver o mar e conversem enquanto sentem os raios de sol a tocar-vos na cara.

2. Ir ao ginásio.

Aquele treino que teima em adiar… é tempo de se exercitar. O seu corpo agradece e a sua mente também. Mantenha-se ativa e contrarie a tendência da inércia nesse movimento de scroll constante.

3. Praticar uma atividade extra laboral.

Uma atividade extra laboral é sempre um bom escape. Que tal aprender uma língua nova, por exemplo? Será, seguramente, uma ocupação mais inteligente e pedagógica à qual poderá dedicar-se.

4. Ler um livro em papel (ao invés de um livro digital).

Estamos, paulatinamente, a abandonar o «papel» enquanto forma de leitura, seja ela em revistas, seja ela em livros do nosso interesse. Lembre-se de que não há nada como poder ter consigo um livro para a ajudar a distrair-se do que a rodeia (se for isso que pretende). Escolha um livro do seu interesse e leve-o consigo para uma esplanada para desfrutar de um momento sereno consigo mesma.

5. Ter tempo para preparar as marmitas da semana.

Deita-se no sofá, pega no telemóvel e… ninguém mais será capaz de a resgatar desse lugar de preguiça. E a alimentação saudável, onde fica? Seja mais forte do que os costumes de ócio e prepare, num só dia, as marmitas para toda a semana.

6. Ter contacto com a Natureza.

Vá dar um passeio e explorar novos lugares. As melhores coisas da vida são as mais simples. Por isso, vá pisar a terra molhada, apanhar raios de sol ou sentir o cheiro da floresta.

7. Conviver com os que mais gosta e aproveitar o momento.

Muitos são os casos em que os nossos amigos e a nossa família precisam que estejamos perto deles, em corpo presente. Lembre-se de pôr de lado o seu telemóvel quando estiverem todos reunidos à mesa.

Os telemóveis são feitos para nos distrair, por isso pratique a «concentração» em hábitos que privilegiem o tempo de qualidade, valorizando o que é, efetivamente, palpável e pertencente ao plano do real.

1 Comentário
  1. Gostei muito desse artigo e do vosso site, gosto da qualidade nos vossos artigos, parabéns! 😎
    Vou tentar seguir as vossas sugestões, porque realmente estou sempre a ver o telemóvel.

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.