Os Snacks Que os Mais Pequenos Vão Amar

Os mais pequenos já não são tão pequenos assim e com as idas para a escola torna-se necessário mandar-lhes pequenos snacks na mochila para irem comendo ao longo do dia. Sendo assim, é preciso saber o que lhes enviar e, por vezes, isto nem sempre é tarefa fácil.

Primeiramente, quando vamos ao supermercado as opções mais fáceis, rápidas e até mais baratas, são os doces como os pães com chocolate, as madalenas, as bolachas, os sumos. Se formos a ver bem, ainda que sejam opções económicas e rápidas, não são as mais saudáveis, porque são produtos cheios de açúcar e outros produtos químicos.

Encontrar o snack ideal para os nossos traquinas não precisa de ser algo muito complicado nem muito caro. Vamos então deixar-lhe algumas soluções muito rápidas de preparar, para os pais mais atarefados, e também bastante económicas:

Frutos secos.

Os frutos secos, ainda que em certos supermercados sejam um pouco mais caros, são ricos em fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis. Por serem alimentos rijos e com o risco de asfixia, é importante certificar-se que a criança está apta para mastigar bem os frutos secos antes de engolir.

Maçã cortada aos cubos com canela.

A maçã é uma fruta que previne muitas doenças e é também bastante saciante. Rica em fibras e minerais é uma excelente opção para os mais novos. Como algumas crianças não gostam muito de fruta, experimente acrescentar um pouco de canela para lhe dar um travo diferente e assim ser mais apetecível aos olhos dos miúdos.

Batido de frutos vermelhos.

Os frutos vermelhos são ricos em antioxidantes e, por serem frutos doces, têm tendência a agradar ao paladar das crianças. Previnem doenças crónicas, gripes e atenuam os sintomas de alergias. Basta colocar um punhado de frutos vermelhos, juntamente com leite, bebida vegetal ou água, num liquidificador e meter numa garrafa que está pronto a meter na mochila.

Palitos de cenoura.

Os palitos de cenoura, ou cenouras bebés, são um bom snack a que, por norma, os miúdos até acham piada. Vários estudos indicam que incluir este alimento na alimentação das crianças ajuda a combater a obesidade infantil e ainda ajuda na manutenção da sua saúde.

Chips de batata doce no forno.

Todos os miúdos adoram batatas fritas, não é assim? Sendo que a batata doce é mais saudável que a batata branca, pode optar por cortar a batata doce em rodelas, temperar com um pouco de óregãos, uma pitada de sal e um fio de azeite e levar ao forno. Ficando com a mesma consistência das batatas fritas tradicionais os miúdos têm aqui um snack saudável e cheio de sabor.

Ovos cozidos.

São um snack muito fácil e rápido de preparar. Muito saciantes, dão energia aos mais pequenos para que estes desempenhem todas as suas atividades diárias.

Banana com manteiga de amendoim.

Com um grande valor energético, também é uma boa opção para os miúdos que praticam exercício físico, para além de que é excelente para prevenir dores musculares e cãimbras. Se à banana adicionar manteiga de amendoim ainda mais rico será o snack, pois tem a vertente das fibras, das gorduras saudáveis e das vitaminas.

Iogurte natural.

O iogurte é um snack ideal por ser uma boa fonte de cálcio e proteína. Maior parte dos iogurtes existentes no mercado que se destinam às crianças estão cheios de açúcar, pelo que é importante estar atenta aos rótulos antes de os comprar.

Pera.

Um fruto rico em fibra e doce, que lhes vai tirar os doces da ideia por umas horas. Por ter um baixo índice glicémico ajuda a prevenir as diabetes e a controlar o peso, assim como melhora o trânsito intestinal. Pode dá-las aos mais novos cruas ou cozidas, pois ambas as opções são apetitosas e saciantes.

Bolachas de aveia e banana.

Este snack é um pouco mais trabalhoso, mas ainda assim é irresistível.  Pode fazer estas bolachas num domingo à tarde juntamente com toda a família e numa quantidade significativa, pois se conservados num frasco hermético aguentam por uns dias.

Ingredientes:

3 bananas esmagadas;

1/3 de um copo de óleo de coco;

2 copos de flocos de aveia;

1/2 copo de pepitas de chocolate amargo ou de frutos secos (ex: nozes).

1 colher de chá de essência de baunilha.

Modo de preparação:

Misture muito bem todos os ingredientes numa taça;

Forre um tabuleiro que possa levar ao forno com papel vegetal;

Com a ajuda de uma colher faça bolinhas com o preparado e disponha por todo o tabuleiro;

Leve ao forno a 180º C e deixe as bolachas cozer por 15-20 minutos;

Deixe arrefecer e depois conserve num frasco hermético.

Como pode ver, enviar snacks para os mais pequenos não é assim tão difícil e com alguma criatividade até os pode tornar super divertidos, o que chamará a atenção deles.

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