Cadeira do Escritório: a Sua Pior Inimiga!

A verdade é que quanto menos fazemos, menos queremos fazer. E não há como negá-lo. As taxas de sedentarismo têm aumentado a olhos vistos, o que nos prejudica imenso.

Roger Frampton, um especialista do mundo fitness, no seu TED Talk, intitulado «Why Sitting Down Destroys You», afirma que o ser humano foi desenhado para estar em pé, o que é totalmente verdade porque se pensarmos bem reparamos que os nossos primatas andavam curvados. A evolução da espécie deu-nos uma posição ereta, logo a ideia de Frampton pode não ser tão disparatada assim. Ser sedentária traz sérios riscos à nossa saúde, como problemas de coluna, problemas cardiovasculares, diabetes e até pode levar a quadros depressivos.

O sedentarismo no local de trabalho, por vezes, não é escolha nossa, mas em casa é. Atualmente, grande parte dos trabalhos exigem que estejamos sentadas cerca de oito horas diárias, cinco dias por semana. Para além de limitar a quantidade de calorias que queimamos (o que nos leva a ganhar peso) ainda nos dá uma postura incorreta, algo que originará problemas de coluna.

Procure fazer exercício físico pelo menos duas vezes por semana, assim como alongar ao fim de um dia de trabalho. A postura que mantemos durante horas a fio não é natural, pelo que temos tendência a estar curvadas e, consequentemente, a ter os músculos tensos. Como nem sempre nos é possível ir alongando ao longo do dia, é importante que o faça em casa.

Sedentarismo é um modo de vida moderno que, infelizmente, incutimos às nossas crianças desde cedo. Seja na vida escolar ou na nossa vida profissional, a probabilidade de passarmos mais de três horas sentadas é elevada.

O exercício físico, ainda que esteja na moda, é posto de lado por muitos. Devemos praticar algum desporto, seja ele qual for, todo o ano e não só na altura do verão para atingir o corpo de praia. O exercício físico traz melhorias na aparência física e não só. Ajuda a libertar o stress, ajuda a manter o peso, melhora a resistência cardíaca, entre muitos outros benefícios.

Levante-se da sua cadeira e aproveite para fazer uma caminhada quando sair do escritório. O ser humano só demora 21 dias a criar um hábito. Num instante vai-se adaptar a um estilo de vida mais saudável.

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