Hora do Planeta! Vamos Apagar as Luzes?

O nosso planeta tem vindo a sofrer de imensos problemas ambientais e, grande parte deles, devido a ações humanas. Desde a poluição do ar, dos solos, das águas, da extinção de espécies até ao esgotamento de recursos, todos estes males foram causados por nós, humanos, e é importante que comecemos a tomar consciência de que devemos mudar alguns hábitos para fazer com que o nosso planeta dure e perdure, bem como a subsistência da espécie humana. 

Ainda que decorram imensas campanhas de consciencialização ambiental, as pessoas mais conformistas acreditam que estes esforços em nada vão ajudar a melhorar o planeta, pois acham que se o fizerem serão as únicas a ter aquele tipo de atitude. A verdade é que se todos nós começarmos por algum lado, evidentemente conseguiremos reverter algumas situações ou, pelo menos, melhorá-las.

Vivemos numa era cheia de confortos e de luxos a pensar exclusivamente no bem-estar dos seres humanos, mas será que este conforto durará para sempre? A resposta é óbvia: não. Felizmente, grande parte de nós tem acesso a água potável assim que abre a torneira de casa, por enquanto. Até quando é que esta água correrá nos nossos canos se não reduzirmos o consumo excessivo de água? É importante ter atenção à quantidade de água que gasta quando toma banho e quando escova os dentes, por exemplo. Para além de ter uma conta da água menor no final do mês, ainda vai estar a contribuir para que este recurso não se esgote.

Outro luxo que está ao alcance de muitas de nós é o veículo de transporte próprio, nomeadamente, o carro. Ainda que esta questão esteja a ser estudada por especialistas, a verdade é que os carros libertam imensos gases poluentes. Se formos a ver bem, há distâncias que podemos fazer a pé. No entanto, devido à comodidade, levamos o carro para todo o lado. As vantagens de trocar o carro por uma bicicleta ou até mesmo por uma caminhada são evidentes: mantém-se em forma, poupa combustível e ainda está a ajudar a melhorar a qualidade do ar.

Como pode ver, todas as pequenas alterações que pode fazer no seu quotidiano para cuidar do planeta revertem também a seu favor a vários níveis. É importante ter a consciência de que pequenos gestos podem significar muito. Por exemplo o uso do plástico. Se deixar já hoje de comprar sacos de plástico, evitar utilizar palhinhas deste material e trocar as suas escovas de dentes tradicionais por escovas de bambu, ao fim de uns anos terá posto de parte uma quantidade significativa de plástico.

Hoje, dia 30 de março, às 20h30, assinala-se a Hora do Planeta. A Hora do Planeta é uma iniciativa anti-aquecimento global promovida pela Rede WWF na qual se apagam todas as luzes por uma hora. Este ano a Hora do Planeta Lisboa tem duas modalidades nas quais se pode inscrever: caminhada ou pedalada, sendo que nenhuma das modalidades é competitiva. Inscreva-se e comece já a cuidar do planeta.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.