Beber Água Alcalina: Sim ou Não?

Hoje — Dia Mundial da Água — sublinha-se a necessidade incontestável de preservar este recurso natural impagável. Por isso, ressaltando vertente sustentável da data em causa e não esquecendo que é desta fonte da vida que somos feitos, abordaremos a eterna questão: que tipo de água devemos beber?

Decerto que terá já ouvido várias opiniões acerca do termo água alcalina. Alguns especialistas chegam a afirmar que ela pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento, a regular o nível de pH do corpo e a prevenir doenças crónicas. Mas, afinal, em que consiste exatamente esta água tão badalada?

O termo «alcalino» refere-se ao nível de pH da água. Este trata-se de um número que mede quão ácida ou alcalina é uma substância numa escala de 0 a 14, onde algo com um pH de 1 seria muito ácido e algo com um pH de 13 seria muito alcalino.

A água alcalina tem um nível de pH mais alto do que a água potável normal, levando a que alguns dos seus defensores acreditem que esta possa neutralizar o ácido no nosso corpo. A água potável normal tem geralmente um pH neutro de 7; a água alcalina tem tipicamente um pH de 8 ou de 9. No entanto, o pH, não é, per si, suficiente para conferir alcalinidade substancial à água.

A questão controversa com a qual muitos profissionais de saúde se deparam no que a este assunto diz respeito não tem que ver com a segurança, mas sim com a saúde. Isto porque, na verdade, não há evidências científicas suficientes para apoiar o uso de água alcalina como tratamento para qualquer condição de saúde, sendo que alguns médicos especialistas alertam para uma possível jogada de marketing em cima da mesa.

Por outro lado, existem os que defendem afincadamente os benefícios desta forma especifica de H2O, ressaltando o facto de esta ser poderosamente antioxidante, de promover uma maior hidratação corporal, de ajudar a perder peso e de melhorar o sistema imunitário.

No fundo, não existe uma resposta concreta para a questão central que aqui se submete. Genericamente falando, beber água alcalina natural é considerado seguro, uma vez que esta contém minerais naturais. No entanto, devemos ser cautelosas com a água alcalina artificial, que provavelmente contém menos minerais do que o necessário para uma saúde satisfatória, podendo deter certo tipo de contaminantes. O uso excessivo desta água pode acabar por reduzir os minerais no nosso organismo.

Independentemente da sua escolha, faça-a conscientemente. E não se esqueça que o importante é, efetivamente, beber muita água, dia após dia.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.