O Poder Revitalizante do Pepino

Uma rodela de pepino em cada olho, et voilàt… adeus olheiras. O truque é milenar e ancestral, mas o poder deste alimento vai muito além desse velho costume. Se ainda não se inteirou acerca dos dotes incontornáveis de um simples pepino, surpreenda-se: estamos a falar de um fruto (sim, segundo a botânica este não é um vegetal) que é o quarto superalimento mais cultivado no mundo.

Acredita-se que surgiu na Índia, há mais de 3.000 anos, e é considerado um dos melhores alimentos para a saúde da pele, das articulações, do fígado e dos rins. Para além de tudo isso, o pepino é também um tónico energético natural, graças à sua elevada densidade nutricional, em termos de fitonutrientes e eletrólitos, oferecendo-nos também um conjunto de vitaminas minerais de que precisamos para nos mantermos felizes e saudáveis.

Dotado de um poder calmante e de benefícios digestivos, este alimento tem um potencial inegável quando o assunto é fornecer elementos adicionais ao nosso corpo que o fortalecem e regeneram. Retornando ao clássico truque de o colocar nos nossos olhos – por muitos considerado não mais que uma lenda – é de sublinhar que os seus benefícios estão comprovados, graças à vitamina C (um poderoso ingrediente anti-rugas), ao ácido cafeico (que combate a inflamação) e ao ácido salicílico, que ajuda a firmar a pele flácida.

Para Kate Moss, por exemplo, o melhor ritual de beleza consiste em encher uma tigela com cubos de gelo, água fria e fatias de pepino, para depois mergulharmos o rosto e lá permanecermos, tanto tempo quanto possível. Dessa forma, o inchaço diminui, os poros contraem-se e o resultado é nova vida à pele e olhos cansados.

Por retardarem as deteriorações celulares relacionadas com a idade e serem detentores de sílica – componente “da família” do colagénio, que combate as rugas e as linhas de expressão finas – os pepinos são assumidamente anti-aging, já que também ajudam a manter a elasticidade da pele, tornando-a aparentemente mais jovem.

O alívio de irritações da pele, a potenciação de antioxidantes, o afastamento do acne e a proteção do sol são outras das muitas benesses presentes num alimento verdadeiramente opulento como é o pepino.

Da próxima vez que for ao supermercado, faça o seguinte: escolha um pepino um pouco mais escuro e firme e coloque-o no seu carrinho de compras. Mergulhe nessa descoberta em tons de verde e sinta “na pele” (literalmente) tudo o que este tem para lhe oferecer.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.