Como Acalmar a Pele Sensível?

Se a sua pele consegue ser mais sensível do que a de um bebé, apresentando-se ao mundo com vermelhidão e inflamações, então precisa (definitivamente) de continuar a ler este artigo.

Infelizmente, a poluição a que estamos sujeitas e os maus hábitos que ainda vemos enraizados na nossa rotina estão a enfraquecer sobremaneira o nosso cabelo e a nossa pele. Posto isto, e porque em situações como esta nos podemos fazer valer de produtos de beleza detentores de alguns ingredientes verdadeiramente celestes, importa reter a ideia de que o primeiro passo é usar ingredientes que tenham um perfil lipídico semelhante ao da nossa pele: manteiga, óleos vegetais, água do mar e minerais são essenciais para o cuidado de uma determinada pele sensível, pois estes fornecem grandes quantidades de oligoelementos que acabam por se desvanecer em episódios de eczema e de descamação.

A verdade é que existem alguns fatores que podem condicionar a saúde da nossa pele, como o calor, o chá, o café, o álcool, os alimentos condimentados e também laticínios, chocolate ou glúten. Por isso, é de extrema importância que tentemos escrever diariamente aquilo que comemos num caderno, para que dessa feita consigamos entender e descobrir aquilo que está a desencadear problemas dermatológicos.

E se ter uma pele muito delicada e sensível pode representar um problema, então qualquer perturbação adicional irá agravar ainda mais o panorama. Alguns esfoliantes podem deixar a pele ainda mais irritada, e é exatamente por esse motivo que importa fazer uma correta limpeza com uma máquina própria para o efeito, que garanta que tudo o que pertença ao campo das impurezas seja eliminado em definitivo. Depois disto, há que passar para o uso diário de um creme hidratante e reparador, que ajude a ultrapassar e a diminuir toda esta sensibilidade.

Na verdade não importa o quão cuidadosamente policiamos os nossos cosméticos, a nossa rotina de pele ou a nossa alimentação: uma pele que é sensível por natureza ressente-se, na esmagadora maioria dos casos, sem motivo aparente. Portanto, quando nos deparamos com essa ocorrência, aquilo que devemos fazer é recorrer a água fria e a um pano macio para limpar o nosso rosto, aplicando, de seguida, uma compressa fria a fim de reduzir o calor. Um truque interessante também é usar chá verde descafeinado ao invés de utilizar água. No fim, quando sentirmos que, de algum modo, a pele ‘acalmou’ poderemos usar óleo de aloe vera ou um creme leve de hidrocortisona para reduzir a vermelhidão.

Da próxima vez que a sua pele chamar por um cuidado de Spa, já sabe o que tem a fazer.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.