Dicas Para Um Bom Pequeno-Almoço

Todas nós já ouvimos a lengalenga de que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e que que começar com uma boa alimentação logo ao acordar nos ajuda a ter um dia mais energético. Mas todas sabemos que nem sempre o tempo está a nosso favor, pois muitas de nós têm imensos afazeres logo pela manhã e, por vezes, o sono e a preguiça falam mais alto na hora do acordar.

Com a ajuda da nutricionista Inês Martins, damos-lhe algumas dicas para um pequeno-almoço rápido e nutritivo:

  1. Deve ser uma refeição equilibrada e completa, correspondendo a cerca de 20/25% da energia consumida ao longo do dia e deve incluir hidratos de carbono de absorção lenta (ex. cereais integrais), proteína e fibra;
  2. Deve escolher cuidadosamente o que ingerir nesta refeição, uma vez que as suas escolhas vão influenciar positivamente todo o seu dia;
  3. Grande parte de nós acredita que preparar um pequeno-almoço saudável demora imenso tempo, no entanto é possível ter uma refeição rica e nutritiva logo pela manhã e muito prática de preparar. Por exemplo, a um iogurte natural pode juntar uns flocos de aveia e uma peça de fruta.

Para lhe dar algumas ideias, deixamos-lhe aqui três receitas super simples e muito nutritivas para que possa começar o seu dia em pleno:

Panquecas de alfarroba.

As panquecas são ótimas para aqueles dias em que sabemos que não teremos tempo para preparar nada de manhã ou que queremos de passar mais cinco minutos na cama, pois podem ser confecionadas de véspera.

Ingredientes:

1 ovo;

3 colheres de sopa de farelo de aveia;

1 colher de sopa de farinha de alfarroba;

50ml de bebida vegetal a seu gosto.

Modo de preparação:

Misturar bem todos os ingredientes;

Numa frigideira anti-aderente colocar a massa e deixar cozinhar de ambos os lados;

Dica: Pode barrar a sua panqueca com manteiga de amendoim e cortar fruta em cubos, dando assim um toque doce ao seu pequeno-almoço.

 

Pão de centeio com abacate e ovo cozido (ou escalfado).

Visto que o pão está incluído no pequeno-almoço tradicional, decidimos dar-lhe uma receita na qual é protagonista, mas não só. Também incluímos o abacate, pois é um fruto rico em ácidos gordos essenciais, fibras e uma boa fonte de vitaminas e minerais como o potássio, o magnésio e o fósforo.

Ingredientes:

1 fatia de pão de centeio;

1/2 abacate;

1 ovo cozido ou escalfado.

Modo de preparação:

Esmague o abacate com um garfo até ficar uma pasta;

Numa fatia de pão de centeio espalhe essa pasta e coloque o ovo por cima.

 

Smoothie:

Para uma manhã super atarefada sem nada preparado, trazemos-lhe um smoothie super rápido de preparar e muito nutritivo que até pode ir a beber no caminho para o trabalho.

Ingredientes:

100ml de bebida de amêndoa;

1 chávena de frutos vermelhos:

1/2 banana;

2 colheres de sopa de flocos de aveia;

1 colher de sopa de sementes de cânhamo.

Modo de preparação:

Coloque todos os ingredientes na liquidificadora e triture tudo até ficar uma mistura homogénea.

 

Como vê, um pequeno-almoço saudável não é assim tão difícil de preparar. Aqui tem algumas dicas, mas pode sempre dar asas à sua imaginação. A Frederica deu-lhe os ingredientes para o corpo, mas não se esqueça de sorrir logo pela manhã e de encher a sua mente de pensamentos positivos, pois esses são os ingredientes para a alma.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.