A Regra dos Cinco Segundos

Quantas vezes já quis fazer algo, mas duvidou de todas as suas capacidades? E quantas vezes já deixou de lado um sonho por ter medo que não corresse como tinha planeado? No que toca a sonhos, objetivos e mudanças positivas na nossa vida, somos nós que temos de apostar em nós próprias e, como é óbvio, acreditar loucamente nas nossas capacidades, mesmo que alguém diga que não seremos capazes.

A regra dos 5 segundos, comprovada cientificamente como forma de metacognição, é um princípio muito simples. Quando estamos perante um desafio e hesitamos, seja por medo ou por insegurança, conte em decrescente de 5 até 1 e avance e se estiver com medo: vá com medo mesmo! Quando usamos esta regra, por muitos considerada milagrosa, acabamos com aqueles pensamentos repetitivos e exagerados em relação a algo, pois são esses mesmos pensamentos que nos fazem ficar inseguras. Quando não existe um problema, a nossa mente encarrega-se de criar um… ou vários. A regra funciona como um ritual de iniciação que desencadeia transformações positivas na nossa vida. Basicamente é o avançar sem pensar, também considerado imprudente, mas por vezes necessário na nossa vida.

São precisos apenas 5 segundos para:

Recuperar a autoconfiança;

Deixar de duvidar das suas capacidades;

Libertar-se do medo e das inseguranças;

Deixar de ter pensamentos em excesso e começar a viver a vida que merece.

Mel Robbins, a pioneira desta regra, conta o seu testemunho no seu livro A regra dos 5 segundos. Transforme a sua vida num estalar de dedos, que se encontra à venda na nossa loja online. Robbins é uma das coaches mais conhecidas a nível mundial, cujo TEDx conta já com mais de 17 milhões de visualizações. Ela própria criou a regra dos 5 segundos quando se viu perante uma vida caótica dominada pelo alcoolismo e por dívidas acumuladas. Todos os passos que tentava dar eram retraídos por uma força maior: a insegurança. Mas a partir do momento em que pensou nesta regra e a aplicou, tudo mudou para melhor, segundo aquilo que afirma no seu livro.

Portanto, quando tentar arranjar uma desculpa para fazer algo, seja para começar a ir ao ginásio ou até mesmo para começar o seu próprio negócio, lembre-se desta regra. Respire fundo e conte de 5 até 1 e simplesmente avance, sem pensar muito. Há um provérbio chinês que diz: «Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier» e o melhor mesmo é levar a vida tendo em conta esta premissa. Devemos sempre ir em frente quando se trata dos nossos objetivos e sonhos, se correr bem será uma vitória, se correr mal será uma lição.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.