Será Que São Só os Homens Que Adormecem Depois do Sexo?

Há imensos relatos de mulheres que se queixam que após a relação sexual o parceiro adormece sem lhes dar a atenção devida. Ao contrário daquilo que muitas de nós poderão pensar, e segundo alguns estudos, não é falta de interesse nem falta de romantismo, simplesmente quando um homem adormece depois do sexo, significa que se sente seguro e relaxado ao lado da parceira com quem acabou de partilhar momentos de paixão.

Mas será que são só os homens que sentem sono após o sexo? Não é algo tão linear assim. Ter relações sexuais é algo de positivo para a saúde, tanto para homens como para mulheres, quando desejado por ambos. Durante o sexo ocorre uma libertação de uma série de hormonas, como a oxitocina e a endorfina, que nos trazem a sensação de bem-estar, que nos libertam do stress e que nos relaxam, originando a tão falada vontade de dormir: logo após o coito. A libertação destas hormonas acontece em ambos os sexos e, desta forma, também há mulheres que se sentem muito ensonadas quando a relação sexual termina. Portanto, não são apenas os homens que adormecem após o sexo.

No entanto, os estudos realizados pela Universidade francesa Pierre et Marie Curie, explicam que o córtex cerebral, a camada exterior do cérebro, entra em estado de repouso logo após o orgasmo, assim como há uma libertação de uma quantidade elevada de serotonina, um calmante natural, que nos relaxa completamente.

Como adormecer depois do sexo pode acontecer tanto a um homem como a uma mulher, o ideal é o casal conversar entre si sobre o que gosta ou o que espera do outro no fim da relação. Assim, chegam a um consenso, evitando discussões e mágoas desnecessárias. Mas lembre-se: adormecer após uma relação sexual não deve ser um drama, pois é uma reação natural do nosso corpo.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.