A Que Hora do Dia Perdemos Mais Calorias?

Bem sabemos que o nosso treino e o nosso horário de sono detêm uma influência direta na quantidade de calorias que queimamos ao longo do dia. Mas e se lhe dissermos que pode existir uma hora do dia em que o nosso organismo consegue queimar, naturalmente, mais 10% de calorias do que o que seria esperado? A bem da verdade, não somos nós que o afirmamos, mas sim os dados de um recente estudo da Revista Britânica Current Biology.

De acordo com as pesquisas do mesmo estudo, tal facto correlaciona-se intimamente com os ritmos circadianos, que controlam o relógio interno do nosso corpo, bem como os nossos ciclos de sono. Segundo estas mesmas pesquisas, tudo isto influencia a perda de peso. Porém, concentremo-nos, de imediato, na questão fulcral que a trouxe até aqui: afinal, a que hora do dia conseguimos perder mais calorias? Este estudo afirma que, em repouso, o ser humano queima cerca de 10% mais calorias ao final da tarde, comparativamente à noite: ou seja, mais ou menos entre as 17h e as 19h. A resposta que esperava? Provavelmente, não.

Falamos de uma percentagem que equivale a cerca de 130 calorias extra, queimadas durante o final da tarde, sem esforço da nossa parte, nas palavras de uma das autoras do estudo, que pressupôs que um pequeno número de pessoas passasse mais de um mês em laboratório sem informações acerca de tempo (sem qualquer aparelho que permitisse medi-lo) estando apenas autorizadas a comer e a dormir seguindo o ritmo interno do seu organismo. Desta feita, a sua taxa metabólica foi, então, medida.

Deverá estar a perguntar-se: qual a lição a retirar de tudo isto? É simples. O importante não é planear, impreterivelmente, a hora a que decide treinar, mas sim tirar o maior partido possível do estado onde está, simplesmente, na sua rotina diária. Posto isto, talvez o momento do lanche seja a hora perfeita para se permitir deleitar com um dos seus guilty pleasures.

Fontes: TIME; Cell.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.