Las Coloradas: a Fabulosa Lagoa Cor-de-Rosa do México

Há uma lagoa cor-de-rosa no México para onde os nossos corações gostariam de ser transportados, como se de um sonho paradisíaco se tratasse. Porque sim, esta tela primorosa com sabor a marshmallow é real – e é para lá que queremos ir.

Esta lagoa naturalmente rosada dá pelo nome de Las Coloradas e está situada na cidade de Río Lagartos, na costa norte da península de Yucatán (não muito longe de Cancun), no México.

As águas rosadas cintilantes – capazes de nos tirar o fôlego – e a areia branca deste lugar, que parece não fazer parte deste mundo, mas sim de uma qualquer fábula de encantar, fazem deste um paraíso em tons de rosa como não há igual.

Las Coloradas apresenta quilómetros de praias vazias e intocáveis, algo que a torna num refúgio privado ideal. Mas para esta magia da Natureza – porque os tons que ali ganham vida não são obra de feitiço (nem de tinta!) – há uma explicação. A água assume esta tonalidade devido à presença de organismos halófilos que se desenvolvem em alta concentração salina. Os halófilos contêm pigmentos rosa e carotenóides que produzem vários tons de cor, variando entre o laranja e o cor-de-rosa. Absolutamente brilhante – mas uma sumptuosidade que só pode ser puramente contemplada nos dias em que o sol decide espreitar.

A propriedade onde esta lagoa se encontra é particular e é de lá que se extrai grande parte do sal consumido no México. Porém, qualquer uma de nós pode deslocar-se até lá – ainda que não seja permitido ir a banhos, por questões de saúde e por precaução ambiental – ou simplesmente admirá-la a partir da estrada.

Para chegar a Las Coloradas, o ideal é alugar um carro (tendo de passar pela cidade de Valladolid) para percorrer toda a região com uma maior facilidade.

Um fenómeno mágico, para vislumbrar em qualquer altura do ano e para nos fazer sonhar em tons de rosa. Está na nossa bucket list. Merece um lugar na sua também?

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.