Por Detrás da «Beleza Postiça»

Unhas postiças, pestanas falsas, silicone, lentes de contacto com cor, extensões de cabelo. Não há dúvida de que uma grande parte das mulheres se habituaram a fazer as unhas com bastante regularidade e outra grande parte delas também já se rendeu às pestanas postiças.

Ambicionamos ter umas unhas compridas e elegantes, umas pestanas longas que nos garantam um olhar sedutor (igual ao das irmãs Kardashian), uns seios maiores e que fiquem bem no decote dos nossos vestidos, um cabelo mais comprido do que aquele que temos. Nascemos simples mas caminhamos a passos largos para o «postiço», para o falso.
Aos poucos, com tudo aquilo que já existe à nossa volta, com todas as possibilidades de nos tornarmos (ainda que temporariamente) diferentes, tornamo-nos, em certa parte, naquilo que não somos.

Cada uma de nós é totalmente livre para decidir aquilo que usa mas, se pararmos para pensar, será que não deveríamos seguir o caminho de uma maior naturalidade?

Hoje, falamos em particular das unhas de gel, das pestanas artificiais e dos problemas que estas duas tendências nos podem trazer. Ouvimos frequentemente, quando vamos ao salão fazer as unhas: “na próxima semana devia descansar as unhas, deixá-las respirar sem verniz”. Apesar de isto parecer um martírio para as mulheres, as causas que estão por detrás da necessidade de parar uns dias com a aplicação são mais graves do que aquilo que se pode pensar. Uma investigação publicada pela revista científica JAMA Dermotology concluiu que é possível desenvolver tumores nas mãos devido à exposição aos raios UV das lâmpadas utilizadas nesta técnica de manicure.

Por outro lado, o facto de também já não nos contentarmos com várias camadas de máscara de pestanas e preferirmos uns grandes “pestanões” falsos, também nos pode causar vários problemas. Quando a aplicação de pestanas se torna um circulo vicioso, o peso das extensões pode causar tensão no folículo piloso da pestana natural e levar à sua queda sem novo crescimento.

De acordo com uma notícia da BBC, no Japão, uma em cada quatro mulheres sofre irritação depois de aplicar pestanas postiças. Os problemas causados podem ser de vários tipos, desde simples arranhões a verdadeiros buracos na córnea. Por outro lado, a cola usada durante a aplicação é formada por vários componentes químicos, o que também cria irritações e danifica as pestanas naturais.

Mulheres, as nossas pestanas têm o tamanho certo, as nossas unhas são lindas com uma simples camada de verniz natural, os nossos peitos ficam lindos naquele decote que tanto gostamos com um soutien mais almofadado. Somos lindas ao natural e é assim que eles (os homens!) gostam de nós! Sabia que a maioria das tendências que as mulheres amam os homens não gostam? As unhas e as pestanas falsas são duas delas!

Há várias formas de nos tornarmos um pouco diferentes sem prejudicarmos a nossa saúde. Vamos ser mais naturais e autênticas! Na verdade, às vezes o mais, significa menos, certo? Seja simples, e sinta-se bem!

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.