O Que Comer Antes de Treinar?

Quer faça apenas umas corridas ao fim de semana ou vá várias vezes por semana ao ginásio, a alimentação pré-treino será sempre fundamental para uma boa performance. Estes alimentos devem conter hidratos de carbono de qualidade, proteína magra, gordura vegetal saudável e claro, os fluidos (água, sumos, smoothies e sopas)!

Na alimentação pré-treino não deve abusar da fibra nem da gordura (fuja dos fritos!) pois isso só fará a digestão demorar mais tempo, quando na verdade precisamos de ter a digestão feita para ter um bom treino!

Muitas perguntam: é melhor ter uma alimentação pré-treino rica em hidratos de carbono ou em proteína? A resposta é hidratos de carbono! A proteína é precisa, mas em menos quantidade, para o crescimento e reparação do músculo.*

Os músculos dependem de alimentos ricos em hidratos de carbono de qualidade para terem uma boa performance, como fruta, vegetais, flocos de cereais (aveia/centeio/trigo integral), tostas integrais, pão escuro, massa integral, leguminosas, quinoa, entre outros.

Idealmente, a última refeição que fazemos deve acontecer entre uma a duas horas antes do treino. Devemos optar por algo simples, para que tenhamos tempo de terminar a digestão e de utilizar essa mesma energia no treino. Caso vá fazer um treino muito intenso poderá beneficiar de um extra, 30 minutos antes.

Aqui ficam alguns exemplos de refeições possíveis para um treino cardiovascular (resistência cerca de 50 minutos):

Snack 1 a 2 horas antes:

Opção 1: 1 peça de fruta, 1 iogurte magro e flocos de cereais integrais;

Opção 2: 1 fatia de pão escuro com doce e sementes;

Opção 3: Smoothie de fruta (pode juntar alface) com flocos de aveia pré-cozinhados e sementes;

Opção 4: Queijo magro e 1 peça de fruta.

Caso opte por uma refeição 30 minutos antes:

Opção 1: Sumo de fruta;

Opção 2: 1 peça de fruta;

Opção 3: Bebida desportiva.

Em treinos que durem mais de 30 minutos é importante beber muita água.

Nota: Estas recomendações não substituem um aconselhamento personalizado.

*A proporção de hidratos de carbono versus proteína depende do tipo de desporto praticado. Peça  um acompanhamento especializado.

Ainda Sem Comentários

Comentários fechados