Comece o Ano a Dormir Melhor

O que uma boa noite de sono pode fazer por nós e pela nossa saúde? É a esta questão que tentaremos responder hoje. Tome nota de seis boas razões para começar a dormir melhor:

1. O sono aumenta a imunidade.
Se é daquelas pessoas que por cada rajada de vento se constipa ou se se considera uma flor de estufa que absorve tudo à sua volta, então a sua hora de ir dormir pode ser a culpada. Prolongar a falta de sono pode perturbar o seu sistema imunitário e dessa forma acabará por ser menos capaz de se defender das bactérias ao seu redor.

2. O sono ajuda a emagrecer.
Dormir menos significa que pode engordar com mais facilidade. Muitos estudos comprovados dizem que as pessoas que dormem menos de 7 horas por dia tendem a ganhar mais peso e têm um maior risco de se tornar obesas em relação àquelas que cumprem o horário.

3. O sono aumenta o bem-estar mental.
Uma vez que uma única noite sem dormir pode fazer com que fique mais irritadiça, não é surpreendente que a falta de sono prolongada possa originar uma depressão ou ansiedade. Por isso, tente dormir as horas certas.

4. O sono previne a diabetes.
Estudos têm demonstrado que as pessoas que dormem menos de 5 horas têm o risco aumentado de desenvolver diabetes. Parece que a falta de sono profundo pode levar a diabetes tipo 2, alterando a forma de como o corpo processa a glicose – que é o hidrato carbono de alta energia que as células usam para o combustível.

5. Dormir excluí doenças cardíacas.
A longa privação de sono parece estar associada ao aumento do ritmo cardíaco, ao aumento da pressão arterial e aos níveis mais elevados de determinados produtos químicos relacionados com a inflamação, o que pode colocar pressão extra sobre o coração.

6. O sono aumenta a fertilidade.
Muitos casais têm dificuldade em conceber bebés e a falta de sono é apontada como uma das principais causas, tanto em homens como em mulheres.

Como recuperar o sono perdido?
Claro que isto não vai acontecer apenas com uma noite de sono, mas já vai ajudar o processo. A partir do fim de semana tente adicionar uma hora ou duas extra. A melhor forma é ir para a cama apenas quando o corpo está cansado e aqui os despertadores não são permitidos. Deixar que o corpo acorde por si. Tente dormir pelo menos 10 horas numa fase inicial até conseguir estabilizar os níveis. Algo importante é não abusar do café ou mesmo das bebidas energéticas, pois aumentam o seu nível de concentração e energia por um período muito curto e prejudicam os seus padrões de sono no futuro.

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