O Sumo Verde Ainda Está na Moda?

Sumos verdes, sumos detox, sumos funcionais… Podemos chamar-lhes o que quisermos, a verdade é que os sumos de frutas e de vegetais chegaram para ficar.

Basta abrir o frigorífico, misturar frutas, verduras e legumes crus. Abrimos a porta da dispensa e juntamos sementes, grãos germinados, um ou outro “super alimento”, batemos tudo numa liquidificadora e fazemos um maravilhoso sumo com um poder antioxidante, vitamínico e mineral inacreditável. A ideia é simples, mas nem sempre as misturas ficam perfeitas no que toca a sabor.

O sucesso dos sumos advém, sem dúvida, do bem que nos fazem, mas sobretudo do facto de serem práticos e saborosos.

Juntar legumes, hortaliças, verduras e raízes no sumo pode não agradar a todos os paladares. Mas existem alguns truques que ajudam a deixar a bebida sempre muito saborosa e apetecível!

Para que não haja desculpas, deixamos-lhe algumas dicas:

  • Se prefere sumos mais “doces” opte por frutas e vegetais naturalmente adocicados, como é o caso da banana, da manga, da cenoura, da abóbora e da beterraba;
  • As duas frutas de eleição e simples de combinar são a maçã e o abacaxi. Ficam bem com quase tudo;
  • Não recorrendo a frutas mais adocicadas pode dar uma nota muito agradável ao preparado, utilizando canela em pó ou infusão de pau de canela;
  • Se optar por rúcula ou agrião, junte-lhe um pouco de hortelã para mascarar o sabor intenso destas folhas. O sumo ficará também mais refrescante;
  • Pode utilizar água de coco em substituição da água comum como base líquida. Este ingrediente deixa a bebida mais rica em minerais, saborosa e naturalmente adocicada.
  • Pode utilizar infusões de ervas ou de frutos que ajudam a dar um sabor interessante aos seus sumos. Não se esqueça de que estas devem ser utilizadas sempre depois de frias para não “cozerem” as frutas e os vegetais do sumo. Para intensificar a ação diurética/drenante dos sumos verdes pode apostar em infusões com este potencial, como é o caso do chá verde, da cavalinha, do dente de leão e do hibísco.
  • No final de preparada a sua receita pode acrescentar gelo na liquidificadora e preparar um granizado “encorpado” para os dias mais quentes! Fica delicioso para uma tarde na piscina;
  • O aipo, apesar de possuir um sabor que nem todas apreciamos, tem também benefícios para o nosso organismo. Se não gostar do seu sabor experimente “mascará-lo” utilizando outras ervas aromáticas, como coentros, salsa ou até mesmo manjericão;
  • Se gosta de sumos com texturas mais cremosas experimente congelar uma banana ou uma pera abacate em pequenas porções e juntar aos restantes ingredientes. Adicione frutos vermelhos ultracongelados… Fica maravilhoso!

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