Casas Que Respeitam o Ambiente e a Mãe Natureza

Ver Galeria 5 Fotos
17164
17165
17166
17167
17168

Se a Mãe Natureza é a fonte e a força orientadora de toda a criação, as nossas casas são bem mais do que meras construções imponentes, frias e desprovidas de energia. Elas são lugar de pertença, são lugar de descanso, são lugar de memórias. E se o melhor da vida está no simples (they say…) então o nosso lar deve refletir os nossos valores e respeitar o ambiente, para vivermos do modo mais puro e em harmonia com o que está ao nosso redor.

Num momento em que enfrentamos tantas dificuldades em relação ao meio ambiente, criar um projeto sustentável não poderia ser mais oportuno. Existem alguns tipos de construções que não agridem o meio ambiente por usar como base materiais sustentáveis que geram menos resíduos e que existem em maior abundância no planeta. No que às áreas de arquitetura e de engenharia diz respeito, as habitações de construções ecológicas começam a tornar-se uma tendência, onde se utilizam materiais como a madeira, as pedras, o bambu e o adobe. As criações que seguem esta linha chegam para provar como é possível conceber uma casa de design interessante, confortável e seguro, sem desrespeitar o nosso meio ambiente.

Por norma, estes espaços fazem uso de plantios, como jardins e árvores; não geram poluição no ar, na água ou no solo; possuem captação e aproveitamento da água da chuva; oferecem condições como o sistema de aquecimento solar e também um sistema térmico, que diminui o uso do ar condicionado (telhado verde, para aumentar a área vegetal da casa e diminuir o calor interno da residência).

A título de exemplo, nos casos em que se utiliza madeira – que oferece conforto térmico e resistência – as áreas escolhidas para construção serão sempre de reaproveitamento ou de reflorestamento. A madeira utilizada deverá ser certificada e de origem legal. É importante ter em conta o facto de existirem vários modos de construir sem destruir as árvores que estão no local.

Mas nem só nos métodos de construção de uma habitação é possível fazer-se uma escolha consciente. Sabia que pode incorporar uma decoração amiga do ambiente na sua casa sem comprometer o seu lado belo e estético?

Enfatize a Natureza Verde dentro do seu lar e decore-a com plantas e flores, para lhe dar nova vida, em comunhão com o que de mais puro existe; recicle com estilo e reaproveite peças vintage; escolha carpetes recicláveis de fibras naturais, como o algodão, por exemplo; coloque painéis solares, que aumentam a independência energética; opte por paredes ecológicas e por revestimentos para o chão também eles “verdes”.

Nos dias de hoje existem também objetos de design criados com produtos reciclados, como sejam o mobiliário e também peças decorativas em cortiça, cortinas e almofadas em bambu e até mesmo copos reciclados.

Faça da sua casa e do mundo um lugar mais bonito para se viver. Consulte a nossa galeria de imagens e veja alguns exemplos de construções amigas da Natureza.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.