Dor na Relação Sexual: a Realidade de Muitas Mulheres

Para muitas mulheres, ter relações sexuais nem sempre é algo bom e que lhes traz prazer. Mesmo tendo ao seu lado um parceiro dedicado e que procura estimular os pontos mais estratégicos, o apetite sexual muitas vezes não chega a aparecer. Existem vários fatores que fazem com que isto aconteça.

A falta de desejo pode ser temporária, tendo em conta que todos os casais têm os seus momentos altos e baixos, ou pode significar alguma problema realmente incómodo que deve ser identificado. Hoje falamos-lhe de um deles.

Chama-se dispareunia e é a dor sentida na hora da penetração sexual. Essa dor pode ser só uma sensação de ardor ou pode ser mais acentuada. Pode ser sentida na área em torno da vagina, ou mais profunda, quando afeta a parte interior da pelve na altura em que o pénis ou vibrador são introduzidos. A dor mais superficial, no geral, acontece quando a vagina não produz líquido suficiente. A vagina não recebe a lubrificação adequada para a penetração e o momento torna-se doloroso. Quando o incómodo é sentido a um nível mais profundo, pode estar relacionado com problemas nos órgãos genitais, como infeção do colo do útero, endometriose ou quistos nos ovários.

Não nos devemos esquecer da importância que a parte psicológica tem neste tipo de situações. O desejo sexual é movido não só pelas hormonas mas também pelas emoções. Quando uma mulher já sofre de alguma dor durante a relação sexual, as emoções fazem com que o sofrimento aumente ainda mais. Pouca intimidade com o parceiro, medo de engravidar ou até baixa auto-estima são alguns fatores que fazem com que a dor seja ainda pior.

O importante é tentar perceber quais são as causas da sua dor. Depois de determinada a causa, o problema pode ser tratado.

Investir em preliminares, pomadas anestésicas, exercícios para relaxar os músculos pélvicos ou numa mudança na posição durante a relação sexual pode ajudar a diminuir a dor.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.