O Seu Cabelo Está a Cair?

A queda de cabelo em mulheres é um dos tópicos de beleza que mais nos afeta. Se na hora de escovar o cabelo percebe que os fios que caem são mais do aquilo que seria suposto, provavelmente o desespero acaba por se apoderar de si, ecoando na sua mente a questão: o que é que eu fiz para estar a passar por isto?

A verdade é que o cabelo está intimamente relacionado com a autoestima das mulheres, não fosse ele o ícone de sensualidade feminina por excelência.

A cada dia, em média, 100 fios de cabelo caem. Porém, na altura de transição entre o outono e o inverno, a nossa sensibilidade pode ser ainda maior, já que as mulheres começam por sentir um aumento da queda para além do normal nesta fase. É nesse momento que começa a olhar para a sua escova, sem saber o que fazer: ou compra vitaminas ou toma suplementos, mas a questão é que por vezes essa não é a melhor solução.

Existem vários fatores que podem influenciar a queda, como sejam o fator hormonal (no caso de ter trocado de anticoncecional, por exemplo); estar a passar por uma gripe (o organismo acaba por dar mais importância aos órgãos vitais, deixando de prestar atenção ao cabelo, não lhe facultando as vitaminas necessárias); encontrar-se na fase de gestação e no período da amamentação; sofrer de doenças autoimunes; ou estar stressada. Na menstruação, por exemplo, a mulher pode perder ferro, elemento muito importante para a construção do fio capilar.

Se não fornecermos ao nosso organismo a energia de que ele necessita – quando decidimos ingressar numa dieta louca – iremos causar uma queda de cabelo futura, pois o corpo deixará de dar importância ao que considera menos relevante: o cabelo e as unhas acabam por perder brilho, tornando-se débeis.

A verdade é que a queda de cabelo é sempre sinal de algum desequilíbrio, nomeadamente o stress (uma das principais causas desta problemática). Quando o cabelo cai é porque há algo que caiu antes: a sua autoestima, a sua paz ou até mesmo a sua alegria de viver.

É necessário compreender a causa do problema, para passar à cura adequada. Converse com o seu médico, porque por vezes o cabelo cai devido a alguma doença. Ainda assim, existem algumas formas simples de travar este problema:

Não pinte o cabelo nem faça alisamentos;

Não durma com o cabelo molhado. Seque bem o cabelo depois de tomar banho;

Recorra a ampolas ou a suplementos (de ferro, de vitamina C, vitamina B12 ou vitamina D3, entre outros). A suplementação pode ser muito útil para aumentar os níveis de vitaminas e de minerais.

Mude a sua alimentação. Opte por refeições ricas em proteínas e em carboidratos saudáveis (frutas frescas, bolachas integrais, etc.);

Lembre-se que caso esteja a perder o cabelo devido ao stress ou a determinada doença, mudar o que come não irá remediar o problema. Se está a passar por um processo de queda de cabelo, não se preocupe: não está sozinha. Olhe para a sua saúde como um todo, tenha paciência e não desespere.

2 Comentários
  1. Boa tarde!
    Se alguma mulher vir este artigo, se identificar, e tal como eu, sofre de alopecia e consequentemente sofre com isso, por favor, partilhe comigo… Um desabafo, uma recomendação, um especialista, tudo.
    Obrigada desde já.

  2. Eu sofro do mesmo problema, alopecia, e desde que comecei um tratamento (que já faço há um ano), o meu cabelo está 100% melhor!
    Coloco todos os dias à noite Tricovivax, que é um spray e tomo 1/2 comprimido de Espironolactona 100mg. Claro que fui a uma dermatologista, mas estou muito feliz com o resultado!

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.