Banho Quente VS Banho Frio: Qual a Melhor Opção?

Acorda de manhã e tudo o que mais deseja é um banho quente? Não se preocupe, estamos no mesmo barco. Contudo, importa ressaltar que na sua vida seria também aconselhável reservar algum espaço para um banho frio (sim, leu bem: frio!).

Na estação quente, a tendência quase certeira é diminuir a temperatura da água; a estação fria, por sua vez, pede-nos, fervorosamente, água quente (tanto quanto possível, não é verdade?). No verão, a água fria refresca-nos; no inverno, a água quente reconforta-nos. Mas deixemo-nos de paradoxos.

O mais importante é tomar precauções e não fazer uso nem de água muito quente, nem de água muito fria. Isto porque o primeiro pode atrapalhar o nível de pH da pele, enquanto o segundo pode causar-nos um arrefecimento significativo.

Ayurveda — conhecimento médico milenar desenvolvido na Índia — diz-nos que devemos usar água quente para o corpo e água fria para a cabeça, já que lavar os olhos e o cabelo com água quente não é bom para a saúde. Segundo esta medicina, a temperatura da água deve basear-se em fatores como a idade, as doenças (se sofrermos de problemas de indigestão, por exemplo, um banho frio será benéfico), e a hora (de manhã, o ideal é que a temperatura da água seja baixa, ao passo que ao entardecer o mais relaxante é uma temperatura mais elevada).

Avaliemos as vantagens associadas aos dois tipos de banho:

Banho Frio

Acalma a pele irritada;
Ajuda a despertar;
Facilita a circulação;
Promove a redução da dor muscular depois do treino;
Ajuda a perder peso;
Torna o cabelo e a pele mais brilhantes.

Banho Quente

Proporciona o alívio dos sintomas de problemas respiratórios;
Ajuda na redução de manchas na pele;
Promove o relaxamento muscular;
Pode ser uma ajuda na obstrução nasal.

Mas, afinal, que tipo de banho escolher? A bem da verdade, o ideal é tomar um banho morno e tolerável. O passo seguinte é aplicar um hidratante para a pele húmida depois do banho. Não se esqueça de consultar um especialista, caso queira ter a certeza de que toma a melhor decisão para o seu corpo.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.