Mezinhas Caseiras: Trate da Sua Pele Sem Gastar Dinheiro

Quando falamos de mezinhas surge-nos a imagem da nossa avó ou tia mais velha. São receitas caseiras, baseadas no conhecimento popular e que foram sendo transmitidas de geração em geração. Há mezinhas para tudo: cabelo, gripes, dores de estômago… enfim, é um mundo de receitas!

Acredita-se que possuem propriedades altamente benéficas e que, por vezes, valem mais do que remédios ou produtos comprados na farmácia.

A verdade é que, no tempo dos nossos avós, não havia o leque infindável de cremes, champôs e medicamentos que há hoje e as pessoas curavam-se e “hidratavam-se” na mesma.

Sabia que, antigamente, uma dor de dentes se curava com um copo de água ardente?

Hoje, ainda que sejam utilizadas por menos pessoas e com menos frequência, as mezinhas caseiras ainda são muito apreciadas, não só pela facilidade com que lhes temos acesso mas também por ficarem muito em conta.

Sugerimos-lhe cinco receitas diferentes para fazer em casa e cuidar da sua pele  (temos uma para cada objetivo diferente!)

Remover a maquilhagem

Para um bom desmaquilhante caseiro, temos uma receita à base de pepino. Coloque o pepino cortado aos cubos num recipiente, adicione a água e deixe ferver durante 15 minutos. Com a ajuda de uma liquidificadora ou varinha mágica, triture até formar uma pasta. Por último adicione algumas gotas de óleo de amêndoas doces. Se sobrar pode guardar e ir usando, não se estraga.

Melhorar as borbulhas

Se está com algumas borbulhas e quer acordar com uma pele mais limpa e saudável, esta é a máscara ideal para amenizar este problema. Feita de mel e canela, vai atuar durante a noite e garantir-lhe uma pele melhor na manhã seguinte.

Num recipiente limpo e seco, coloque uma colher de sopa de canela em pó e junte duas colheres de chá de mel. Mexa até obter uma pasta espessa. Lave a cara, coloque a máscara e deixe-a atuar durante 15 minutos. No final lave o rosto para remover a pasta, finalize com um tónico e um creme hidratante.

Clarear a pele

Uma máscara feita à base de vinagre de maça e cebola para ajudar a combater algumas manchas da pele.

Corte uma cebola ao meio e mergulhe-a em metade de uma chávena com vinagre de maçã. Espere que a cebola absorva bem o vinagre. Quando vir que já está, esfregue a cebola em cima das manchas e deixe-a atuar. Lave a cara com água e hidrate a pele. Para ver resultados, repita este procedimento uma a duas vezes por semana.

Hidratar 

Agora que o frio já se faz sentir, a sua pele recente-se e, por vezes, torna-se muito seca e desidratada. Misture um iogurte natural com uma colher de sopa de mel. Coloque no rosto e deixe atuar durante uns vinte minutos. Por último, retire com água fria e hidrate a pele com um creme gordo.

Esfoliante

Esfoliar a pele é um hábito que todas nós devíamos ter para retirarmos as peles mortas e ajudar a pele a renovar.

Com a ajuda de café granulado e creme hidratante vamos formar uma máscara. É só misturar os dois ingredientes, colocar no rosto e massajar suavemente em movimentos circulares. Retire com água morna e hidrate o rosto.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.