Helena Coelho, Uma Youtuber de Beleza Inspiradora

Tem 26 anos, é uma das digital influencers mais conhecidas e acarinhadas do país e é na maquilhagem que mais cartas tem dado, assumindo um papel de destaque entre as youtubers portuguesas. Falamos de Helena Coelho, vencedora do prémio de Youtuber de Beleza do ano. Quisemos saber mais sobre a it girl, que já tanto conquistou no mundo do digital. Leia, abaixo, a entrevista completa.

 

A Helena foi eleita vencedora na categoria de Moda e Beleza na Gala dos Blogs do Ano. Antes de mais, muitos parabéns. Como se sente depois deste acontecimento?

Sinto-me muito realizada, acima de tudo. Tenho desenvolvido o meu trabalho nesta área ao longo de 9 anos, e quando recebo um prémio de mérito pelo que faço com tanta paixão, é sem dúvida um motivo de orgulho, felicidade e realização!

Recuando à altura em que começou por dar os primeiros passos no mundo da maquilhagem e olhando para a situação dos dias de hoje, sente que houve uma evolução significativa? Na sua ótica, qual a técnica que revolucionou o modo de como nos maquilhamos?

A maquilhagem, tal como a moda, tem tendências, evolui consoante a época em que estamos, e neste momento (em que estamos na era digital) sinto que cada vez mais as pessoas são influenciadas a arriscar na maquilhagem. Nunca se deve ter vendido tanta maquilhagem como agora, nunca houve acesso a tantos vídeos de tutoriais como agora… e toda essa informação, disponível à distância de um clique, e também o marketing à volta do mundo da maquilhagem, leva a que 99% das pessoas queira experimentar! Evoluiu bastante nos últimos anos, hoje em dia a maquilhagem é uma arte e não se usa só em “festas”!

Vivemos numa era em que tudo se inventa. De repente, na maquilhagem, a tendência prende-se com o aumento de alguns elementos do nosso rosto – lábios, pestanas e sobrancelhas. Acredita que, daqui por 10 anos, esse processo passará a funcionar ao contrário, onde “menos será mais”?

Sem dúvida. Nos últimos anos, fomos bombardeadas com imagens como a da Kardashian, que levou à padronização de um ideal de beleza. Em Portugal não nos apercebemos tanto, mas sempre que viajo em trabalho para outros países e vou apreciando as mulheres à minha volta, é rara a que não tem preenchimento nos lábios, aumento das bochechas, lentes de contacto nos dentes e levantamento de sobrancelhas. A maioria tem cabelo comprido e escuro e usam todas o mesmo estilo de maquilhagem. Parecem absolutamente todas “as irmãs perdidas da Kim”. Acontece que, sendo as tendências cíclicas, daqui a uns anos isto deixa de ser cool e voltamos ao minimalismo da maquilhagem, certamente.

Imagine que vai sair para jantar fora com o seu namorado. Que truques e/ou produtos acha que podem marcar a diferença num encontro importante com a pessoa que temos ao nosso lado?

Nenhum truque ou produto é importante para outra pessoa que esteja connosco. O meu namorado por exemplo, não liga se eu estou sem maquilhagem ou com algo que me demorou 1 hora a fazer. Na verdade, eu faço-o porque é um hobby, porque me faz sentir bem e porque sou vaidosa. No entanto, para um date e pressupondo que seria um look subtil, eu corrigiria as olheiras (para não dar um ar de cansada), colocava uma máscara de pestanas (ficamos com o olhar muito mais expressivo), e usava um bronzer (um bocadinho de cor de saúde fica bem a toda a gente)!

É difícil ser mulher e influenciadora digital nos dias que correm? Como é que se influencia outras mulheres, tendo em conta que são estas as autoras principais dos ataques no mundo virtual?

Elas atacam mas adoram, todas, sem exceção. O importante é conquistá-las pela verdade da tua personalidade. Se fores uma “girl next door”, as mulheres vão ver-te como a amiga virtual em quem confiam para aprender truques, para ficarem a par das novidades no mundo da beleza/moda e acabam por sentir uma empatia que as leva a querer ter o que tens. Sinceramente, começa tudo com a tua personalidade. É muito fácil hoje em dia criares um Instagram, escreveres “digital influencer” na biografia e tirares fotografias do teu look do dia. Mas só te tornas realmente influenciadora quando tens taxa de conversão. O que tu falas nas tuas redes sociais esgota no dia seguinte? Então és, oficialmente, influenciadora e não há como dizer o contrário.

O que podemos esperar da Helena no futuro? Quais serão os seus próximos passos? Podemos contar com uma linha de maquilhagem Helena Coelho?

Adorava contar mais sobre o futuro mas eu todos os dias acordo com ideias diferentes e, no final, não sei qual delas vai ser posta em prática! Sem dúvida, o YouTube não será para sempre, por isso, em breve, teremos uma expansão de “Helena Coelho” para outras áreas mas com o tema de beleza, obviamente. O próximo passo é não me deslumbrar com o reconhecimento dos últimos dias, trabalhar ainda mais porque acabei de subir a minha própria fasquia e continuar a criar conteúdos que surpreendam! Não sei como vai ser o futuro mas sei que vou sempre seguir o que o meu coração disser e vou continuar sempre a ser eu, acho que foi mesmo por isso que consegui criar empatia com as pessoas que me seguem!

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