Os 5 Melhores Alimentos Para Um Cabelo Saudável

“Somos o que comemos” – conhece  a expressão?  Decerto que já viu refletidas na sua pele algumas asneiras alimentares. Dietas malucas ou carência de alguns nutrientes também se podem refletir em unhas estragadas e sem brilho, ou até mesmo na queda de cabelo.

Tal como qualquer outra célula do corpo, as células que suportam um cabelo forte dependem de uma alimentação equilibrada. A questão é que  leva mais tempo a ver o efeito da alimentação no seu cabelo do que na pele, por exemplo.

Assim, se é daquelas que gosta de se cuidar, aqui fica o top 5 de alimentos que farão bem ao seu cabelo:

1. Cavala/ Sardinha/ Truta – Tratam-se de peixes gordos que contribuem realmente para a saúde capilar. No caso do salmão existem algumas reservas, já que este, apesar de ser um peixe gordo e, por isso, rico em vitamina D e em ómega-3 (que representa 3% da constituição de um fio capilar), é também um peixe do fundo do mar, podendo acumular muitos metais pesados, prejudiciais à saúde do cabelo. Opte por escolher os de viveiro, que não terão tantos metais pesados.

2. Nozes – frutos secos com ómega-3 mas também biotina e vitamina E, que ajudam a proteger as células das agressões. Também têm cobre, um mineral que ajuda a manter a cor do cabelo natural e brilhante.

3. Ostras – ricas em Zinco! Também consegue este mineral em carne, ovos e em cereais enriquecidos, preferencialmente em forma de pauzinho castanho.

4. Batata doce/ abóbora/cenouras – Ricas em  beta-caroteno, que é um potente antioxidante. Esta vitamina também ajuda na produção de óleos capilares, por isso, quando tem alguma irritação no cabelo, estes alimentos serão sempre uma boa opção.

5. Ovos – uma fonte de proteína muito eficaz, mais fácil de absorver do que a carne ou o peixe. Apresentam também uma fonte de ferro considerável, essencial para prevenir a queda de cabelo. As vegetarianas podem optar  por quinoa ou lentilhas.

Claramente que não é só a alimentação que influencia a saúde do cabelo e das unhas, e existem factores (como as hormonas, o tabaco, o stress e a poluição) que podem provocar estragos maiores. Porém, se pudermos ter unhas e cabelos mais bonitos, escolhendo alguns alimentos saudáveis, porque não?

Ainda Sem Comentários

Comentários fechados