O Poder do Gengibre

Gengibre… de certeza que já ouviu falar!

Talvez o nome não lhe seja estranho, mas se calhar nunca pegou num pedaço de gengibre nem faz ideia de quanto custa. É uma raiz muito utilizada em alguns países, principalmente nas culturas orientais e, hoje em dia, já se encontra à venda em qualquer supermercado. Não se assuste… nós sabemos que quando surge um nome de algum alimento diferente, em geral, quando finalmente decidimos colocá-lo na nossa lista das compras, chegamos ao corredor do supermercado, damos de caras com o preço e viramos costas imediatamente (sim, também já fizemos esta figura!).

A boa notícia é que o gengibre, apesar de ser um “mil em um”, foge a esta regra! Se comprar um pedaço fresco, acaba por ser muito em conta: aproximadamente €1,30 à unidade! (Se escolher a versão biológica, fica o dobro do preço). Isto porque, graças ao seu sabor forte e particular, um pequeno pedaço vai durar-lhe imenso tempo.

Originário da Ásia, o gengibre é usado tanto na culinária como na medicina. Pode ser consumido em chás, sumos, pedaços frescos ou em pó. Dos muitos nutrientes presentes nesta planta, os principais nutrientes são o magnésio, o potássio, o folato, o cálcio e a vitamina B6.

Dentro dos seus vários super poderes, podemos encontrar os seguintes:

  • Ajuda a emagrecer;
  • Serve como tempero;
  • Ajuda no tratamento de problemas circulatórios;
  • Alivia a dor muscular;
  • É termogénico;
  • Ajuda a aliviar os sintomas das constipações e das dores de garganta;
  • Ajuda a controlar os diabetes;
  • Atenua enjoos e vómitos;
  • Ajuda na redução da pressão arterial;
  • Tem uma acção digestiva.

Já lhe falámos dos benefícios a nível medicinal, mas sabia que, dentro da culinária, o gengibre é usado em variadíssimas situações?

Há quem o adicione nas sopas: num creme de cenoura, por exemplo.

Em shots matinais: experimente combinar gengibre, sumo de limão, canela, pimenta caiena e cúrcuma. Beba de uma vez só e BUMM… uma bomba de energia!

Em sumos detox: junte 3 folhas de couve, 2 laranjas, 1 pedaço de gengibre e água. O gengibre, por ser termogénico, acelera o metabolismo, o que ajuda a emagrecer.

Em pastelaria: Esta pequena planta é também usada para fazer bolos. Adicione-o em receitas que já tem e vai ver a diferença que vai fazer. Uns queques de limão e gengibre, por exemplo, parecem-lhe bem?

Com carne ou peixe: experimente grelhar uma posta de salmão e adicione aos temperos gengibre em pó. Se preferir carne, que tal um caril de frango aromatizado com gengibre?

Para terminar em bom, trazemos-lhe uma ideia fantástica! Se vai ter um date, não gaste dinheiro com sprays de mentol, que, para além de caros, não são muito amigos da sua saúde. Mastigue um mini pedaço de gengibre (mini mesmo, atenção!). Prometemos-lhe um hálito mega fresco!

Cereja no topo do bolo… o gengibre também é afrodisíaco! Se esse date for para a frente, juntamos logo o útil ao agradável!

 

 

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.