Veganos, Este Artigo é Para Vós!

Se já é uma missão difícil reunir os amigos para jantar fora ou almoçar, quando há vegetarianos ou veganos no grupo, mais complicado fica!

Por um lado, se há uns anos o número de restaurantes livres de carne, peixe, ovos e produtos lácteos era reduzido, hoje em dia o difícil mesmo é escolher a qual queremos ir. Quase todos os meses abrem restaurantes destinados não só a quem opta por uma alimentação estritamente vegana, mas também a quem procura uma refeição saudável.

A Frederica selecionou os espaços mais bonitos, onde tudo o que é de origem animal fica à porta, e onde cada prato é pensado ao pormenor (indo muito além dos legumes e da salada!). Ora veja.

 

DaTerra, Porto

Um restaurante onde se dá prioridade a produtos frescos e biológicos e onde é possível fazer uma refeição 100% derivada “da terra”. A ementa não é fixa, muda semanalmente, respeitando assim a sazonalidade dos ingredientes e garantido a máxima qualidade dos pratos.

 

Em Carne Viva, Porto

Se o nome a assustou, relaxe! No “Em Carne Viva” é tudo natural e ecológico (até os candeeiros são feitos de garrafas), respeitando a rigor cada época dos ingredientes. Como estamos cá para lhe dar a conhecer opções vegan e igualmente deliciosas, abrimos-lhe o apetite com um bacalhau à lagareiro servido neste restaurante, onde, neste caso, o peixe é substituído por tofu.

 

O Botanista, Lisboa

Prepare o telemóvel… vai querer tirar muitas fotos neste restaurante! Um autêntico jardim, carregado de plantas, com muito verde à mistura. O menu tem opções para todas as horas do dia. Pode ir cedo e tomar o pequeno almoço (há waffles, pães caseiros, french toasts, entre outras coisas), ou então, fazer uma refeição mais completa (batata doce com feijão, saladas…). Aqui, tudo o que é de origem animal é substituído por opções vegan. Um sítio que deve visitar se aprecia boa comida e boa bebida.

 

My Mother’s Daughters, Lisboa

Um espaço lisboeta, biológico, saudável e onde se usa tudo aquilo que a natureza nos dá. A preocupação pelo sustentável é visível, não só na ementa, mas também na decoração do restaurante. Para além dos pratos do dia, há também um prato chamado desperdício zero, criado com ingredientes que sobraram do dia anterior. Como não podia faltar, pode terminar a sua refeição com um docinho: há bolo do dia, bolinhas energéticas, tartes… enfim! Um mundo de variedades!

 

Ao26, Lisboa

Neste restaurante, situado no Chiado, em Lisboa, não entra nada que seja de origem animal. Um restaurante 100% vegan, tal como o nome diz, onde é possível comer um bife com batatas fritas (sim, leu bem). O bife é feito de seitan e vem acompanhado com batata doce frita e uma salada mista. Este é só um exemplo daquilo que pode provar no A26, quando abrir o menu do restaurante, rapidamente vai perceber que variedade nas criações dos pratos não falta. Promete-nos só uma coisa? Não saia sem provar a tarte vegan de oreo, amendoim e chocolate! De comer e chorar por mais.

 

1 Comentário

Deixe uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.