Um Pequeno “Diamante” de Seu Nome Abacate

Abacate… a estrela da alimentação saudável!

Originário do México e da América Central, é hoje conhecido pelos inúmeros benefícios que traz à nossa saúde. O facto de ser extremamente rico em ómega 3, faz com que seja considerado a “gordura boa” de muitas dietas.

Mas, afinal, porque é que devemos incluir o abacate na nossa alimentação? Enumerámos quatro boas razões:

 

Faz bem à pele

Por ser rico em vitamina C, ajuda a metabolizar o colagénio, conferindo assim firmeza à nossa pele e deixando-a com um aspeto saudável e bonito. Por outro lado, por conter antioxidantes, ajuda no combate ao envelhecimento da pele.

 

É bom para o cabelo

De certeza que, na sua busca por uma máscara hidratante para o cabelo, já se cruzou com fórmulas feitas à base de abacate. Isto acontece porque, ao ser rico em gorduras e vitaminas, este alimento torna o cabelo mais brilhante, macio e hidratado.

 

Faz bem ao cérebro 

O ómega 3 presente no abacate estimula a circulação sanguínea. Isto faz com que a capacidade de memória e de concentração sejam aumentadas.

 

Ajuda a emagrecer

Sabe-se que, por ser um alimento calórico (ainda que sejam calorias “boas”), quando consumido em excesso, pode engordar. Mas não há duvidas de que, se for consumido de forma moderada e equilibrada, o abacate pode ajudá-la a emagrecer, por ser rico em fibras. Deste modo, o abacate ajuda a dar a sensação de estômago cheio, diminuindo assim o apetite.

 

Para além dos benefícios, sabia que pode haver várias qualidades diferentes deste super alimento?

Hass, Margarida, Fortuna, Geada, Breda, Ouro Verde, Quintal, Milénio, são alguns dos nomes dos diferentes tipos de abacates que existem.

Se esperava que acabássemos este artigo sem lhe deixar uma receita, desengane-se. Ensinamos-lhe, então, a fazer guacamole, uma entrada saborosa, saudável e muito fácil, para tornar os seus convidados fãs deste fruto.

Triture um abacate maduro e adicione cebola (1/2 cebola roxa picada), 1 dente de alho esmago, 1 tomate picado, 1 pimento picado e coentros. Envolva todos os ingredientes e finalize com sumo de 1/2 lima e sal.

Acompanhe com tostas ou com nachos.

 

 

 

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