Vamos Melhorar a Nossa Postura?

Hábitos sedentários e horas sem fim passadas em frente ao computador (sentadas): estamos perante os dois principais gestos causadores de problemas ao nível da coluna vertebral.

No dia Mundial da Coluna, deparamo-nos com um tema que merece reflexão por parte de todas nós. Se o trabalho é a nossa segunda casa, é nele que moldamos, em grande parte, a nossa postura.

E se o nosso corpo é uma balança, tudo nele deve estar em perfeito equilíbrio. Se existir demasiado peso de um lado, o outro irá automaticamente ressentir-se.

Para melhorarmos a má postura que adquirimos ao longo dos anos (costuma dizer-se que “somos a idade que a nossa coluna tem”), o pilates – exercício físico com origem no yoga – pode revelar-se um grande amigo, já que esta prática fortalece os músculos das costas, evitando contraturas, para além de ajudar a melhorar a nossa estabilidade pélvica e lombar, prevenindo dores e melhorando a nossa postura.

Para além desta opção de exercício, devemos sempre posicionar corretamente a nossa cabeça, fortalecer os músculos das costas e da região abdominal, por forma a evitarmos os ombros caídos.

Desta feita, para conseguirmos, efetivamente, corrigir uma postura incorreta, importa praticar exercício físico regularmente (bem como outros exercícios dedicados a este tema em concreto); fazer ajustes ao logo do dia, mediante a nossa consciência corporal; garantir as costas apoiadas na cadeira e os pés assentes no chão, quando sentadas; e distribuir o peso do corpo sobre os dois pés ao mesmo tempo, quando estamos de pé.

Esta é uma parte do nosso corpo que merece toda a atenção. Por isso, é tempo de repensar hábitos – já.

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