Mais Saúde Com Yoga

Equilíbrio, flexibilidade e bem-estar interior são apenas alguns dos benefícios que os praticantes de Yoga salientam.

Não acredite se lhe disserem que o Yoga se baseia apenas em posturas num tapete. Yoga significa ‘unir’ e associa-se às práticas meditativas do budismo e do hinduísmo. A sua história pertence aos costumes e crenças da Índia de há cinco mil anos.

O único requisito necessário para um iniciante é a força de vontade e o desejo de alcançar o bem-estar interior. A partir daí aprendemos a dirigir a atenção para dentro e a controlarmos a respiração, a acalmar a mente e a desenvolver uma melhor consciência corporal. Não precisamos de ser muito flexíveis, já que essa parte é algo que se vai conquistando.

Mas, afinal, quais são os benefícios a nível físico desta modalidade? Há, pelo menos, seis:

Diminuição de dores, devido ao aumento de produção de endorfinas;

Redução de insónias e de quadros de depressão;

Aumento de força e vigor;

Melhoria da postura;

Músculos, articulações e tendões mais flexíveis;

Corpo tonificado.

 

Quais os benefícios a nível mental?

Mais concentração a nível de consciência voluntária;

Diminuição da ansiedade e stress;

Mais estabilidade, equilíbrio mental e emocional;

Aumento de paz interior;

Músculos, articulações e tendões mais flexíveis;

Desenvolvimento de uma atitude positiva em relação à vida.

 

O Yoga emagrece?

O Yoga ajuda a que estejamos em sintonia com o nosso corpo. Ou seja, esta prática dá-nos uma maior consciência corporal, o que por sua vez, nos ensina a comer de forma saudável porque ficamos mais atentas ao corpo e nos tornamos capazes de cuidar dele. A prática do Asana, que é uma das posições do Yoga, estimula o sistema digestivo para uma melhor absorção e assimilação dos alimentos, o que acaba por influenciar o metabolismo a funcionar mais eficazmente.

Aquilo que determina uma Yoga Girl é o facto de o nosso corpo estar ligado às nossas emoções. As emoções estão ligadas aos pensamentos e os pensamentos estão ligados à nossa capacidade de conseguirmos estar presentes. E essa capacidade está ligada ao nosso corpo. Ao invés de nos preocuparmos com a postura, devemos cuidar do nosso bem-estar, e esse deve começar por dentro.

 

*Adaptado Cosmo
Ainda Sem Comentários

Comentários fechados