Alimentos Para Dormir Bem e Tranquila

Imediatamente antes de ir para a cama, não deveríamos comer. Deveríamos deitar-nos com a digestão já feita. O que comemos no jantar pode influenciar a qualidade do nosso sono e também o tempo que demoramos a adormecer.

Sabia que por estar a fazer a digestão do que comeu antes de se deitar o seu sono não é tão tranquilo? É verdade! Demora mais tempo a entrar em sono profundo porque o corpo está ocupado a fazer a digestão. O ideal seria comer até 1h30 antes de ir para a cama (nos casos em que o jantar é a última refeição deveria ser 2h antes).

Se é daquelas que têm dificuldade em adormecer depois de um dia de stress, saiba o que pode e o que não deve comer no jantar ou antes de se deitar:

 

Pode:

Cerejas. Os estudos nesta área indicam que as cerejas são dos poucos alimentos que contêm melatonina e que parecem ter dado algum resultado quando consumidos à noite por pessoas com insónias;

Pode também escolher a infusão de ervas calmantes como a tília, a camomila, a erva cidreira, etc.;

Alimentos ricos em hidratos de carbono, como a batata doce, a banana, o arroz, a massa, a quinoa, a papaia e os cereais integrais.

 

Não deve:

Optar por grandes quantidades de carne ou peixe. A digestão durante a noite diminui para 50% a sua velocidade. Se comermos muita proteína animal, esta ainda desacelerar mais. Não queremos que os alimentos fiquem mais tempo no estômago nem no intestino. Neste caso qualidade do sono também diminui. Em vez de o corpo estar focado em dormir, está focado em fazer a digestão. Se juntarmos alguns hidrato de carbono complexos conseguimos minimizar este efeito, pois estes são bons promotores do sono (massa integral, quinoa, arroz basmati ou de jasmim);

Bacon, presunto, e outras gorduras animais. A gordura em excesso estimula a produção de ácido pelo estômago, algo que pode provocar refluxo durante a noite;

Bebidas alcoólicas. Mesmo que um copo de vinho possa fazer relaxar, na realidade os estudos mostram que este diminui a qualidade do sono. O álcool promove a roncopatia, não deixando a pessoa que está ao lado dormir tranquilamente;

Chocolate preto. O cacau é um estimulante e, por isso, não promove a tranquilidade necessária para um sono profundo.

Mostarda, picante e caril: vários estudos indicam que consumir este tipo de especiarias ao jantar faz com que se demore mais tempo a adormecer.

Tem insónias e precisa de um conselho? Coma, à noite, uma boa sopa de legumes e uma massa, arroz, quinoa ou feijão com vegetais. Acompanhe com um chá morno!

Bons sonhos.

Ainda Sem Comentários

Comentários fechados