Praticar o Mindfulness

Há modas que valem mesmo a pena e um dos temas que muito se fala hoje em dia, é o conceito de Mindfulness. Em poucas palavras, o Mindfulness resume-se como um tipo de meditação em que o praticante tem atenção total ao momento presente. É uma meditação que “esvazia” a cabeça de todos os pensamentos, e nos leva a aproveitar o agora.

Há formas bem simples de a praticar, que podem ser integradas no dia-a-dia de qualquer um. Aqui deixo quatro formas de praticar o Mindfuless. Deem uma oportunidade e contem como se sentem depois desta mediação ou detox das rotinas agitadas que não nos deixam parar.

Exercício Mindfull

Uma caminhada pode ser uma forma de praticar esta meditação. Desde que se foque ao momento presente. Se no início vai ser difícil concentrar-se, com alguma prática vão se sentir a flutuar nas vossas caminhadas.

Encontrem um ritmo entre a vossa respiração e os próprios passos – é uma forma de se concentrarem no momento.

Respiração Mindfull

Há disciplina em concentrar-se na sua própria respiração, e pode ser bastante relaxante. Para tal, fiquem numa posição confortável, observem a respiração que praticam e sempre que a vossa mente dispersar, obriguem-se a focar na respiração novamente.

Alimentação Mindfull

A alimentação está na base do nosso bem estar, mas que muitas vezes tomamos como garantido, algo que não merece a nossa atenção. Pelo contrário, ter cuidados com as refeições que preparamos, como uma forma de cuidar de nós mesmos é, ainda antes de comer, um acto de bem estar pessoal, e uma forma de se aproveitar o momento.

Não tenham pressa na hora de comer e saboreiem cada garfada.

Atitude Mindfull

O exercício, respiração e alimentação são os pilares para uma atitude mindfull, que é atingida depois de algum tempo de prática, paciência e pratica. Para se focarem em si mesmos, foquem-se em três pontos:

–       não julguem: julgamos diariamente diversas coisas que são merecem tal julgamento. Com uma mente limpa, um julgamento genuíno irá surgir naturalmente e sem maldade;

–       sejam pacientes: não é da noite para o dia que vão passar a ter uma atitude mindfull. É algo que leva tempo e merece a nossa paciência;

–       deixem fluir: para viver o momento, importa deixar que as coisas aconteçam e não forcem nada – nem mesmo a atitude mindfull.

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