Deixar de Fumar e Viver Mais

No Dia Europeu do Ex-Fumador, vale a pena relembrarmos e acentuarmos todos os bons motivos para que o cigarro passe a ser uma ex-verdade nas nossas vidas.

Deixar de fumar é um passo crucial para mudar de vida, do qual nos devemos orgulhar. Certamente, deverá ter já reparado que a maioria das pessoas que deixa de fumar aumenta o seu peso (estima-se que, em média, aumentem cerca de 5 a 7 kilos).

Uma das razões apontadas para esta realidade (para além do vício de mão, que aumenta, claramente, as porções de alimentos ingeridos), é o facto de o metabolismo se tornar mais lento assim que o vício do tabaco é deixado para trás. Ou seja, o problema está no facto de, assim que se deixa de fumar, se continue a comer nas mesmas quantidades. Um dos outros motivos consiste na abertura de todo um novo mundo de sabores e de aromas! 😉

Porém, nenhuma destas situações deve ser um argumento que pese na decisão de deixar a nicotina. Porque, para tudo na vida, existem soluções. Vamos, então, a elas:

– Começar com exercício físico regular é fundamental para contrariar o metabolismo mais lento;

– Fazer um maior número de refeições ao dia, de preferência com snacks que demorem tempo a ser ingeridos, como por exemplo cenouras ou fruta desidratada.

– Não estar continuamente a comer. Devem fazer-se entre 6 a 7 refeições, com início e fim. A comida não serve para compensar a falta de um cigarro.

– Aumentar o consumo de vitaminas antioxidantes, uma vez que fumar aumenta muito os radicais livres do seu corpo e envelhece. Exemplo: todos os dias ingerir 2 colheres de chá de gérmen de trigo misturado no iogurte/leite/sumo; comer 2 peças de fruta por dia; fazer sumos de fruta e de vegetais para beber com palhinha!

– Os antioxidantes mais importantes são a vitamina C e a Vitamina A, que encontra em mais quantidade nos vegetais cor de laranja (como a cenoura e a abóbora), nos espinafres e no atum.

– Lembre-se que demora 15 minutos até que o seu cérebro receba a informação (do seu estômago) de que já acabou de comer. Por isso, espere para perceber se está satisfeita. Assim, acaba por ser mais fácil controlar as quantidades ingeridas.

– Troque o café pelo chá verde! Para além de ter mais quantidade de antioxidantes, deste modo consegue também quebrar a rotina do par maravilha – café e cigarro.

– Escolha alimentos que a saciem, como o iogurte sólido em vez de líquido; gelatina em vez de bolachas; flocos de aveia em vez dos clássicos integrais; massa integral em vez da massa regular; feijão e grão em vez de arroz.

– Beba muitos líquidos. Este gesto ajuda a eliminar toda a nicotina do seu corpo. Neste caso, pode optar por sopas só de vegetais, sumos de frutas diluídos, chás e água!

Vamos deixar de fumar?

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