Maquilhagem na Praia: Sim ou Não?

Tez luminosa e sem imperfeições: um dos desejos mais puros e verdadeiros da mulher que não vive sem maquilhagem, mas também daquela para quem ser beijada pelo sol é uma paixão maior-que-a-vida.

É aqui que impera a eterna dúvida: afinal, podemos ou não usar maquilhagem na praia? Poderá esse gesto ser um risco para a pele? O que fazer, caso não consigamos olhar-nos ao espelho sem aquele especial toque de make-up?

A bem da verdade, o primeiro mandamento que todas conhecemos no Universo da maquilhagem é o de que não existem regras. Sentirmo-nos confortáveis na nossa própria pele é o que realmente importa e, se isso implicar não prescindir de uma ligeira passagem de blush nas maçãs do rosto, ou de uma camada de máscara de pestanas para nos abrir o olhar, porque não?

No entanto, para irmos a banhos, torna-se essencial ter em atenção o facto de que não podemos utilizar os produtos a que recorreríamos num dia normal. Isto porque, para além de derreterem e de borrarem o rosto, estes não são adequados para a exposição solar, chegando mesmo a criar machas na pele, em casos mais graves.

Desta feita, para usar maquilhagem na praia e conseguir um “beachy” look verdadeiramente apetecível, há que ter em conta alguns cuidados:

– O protetor solar é o nosso melhor amigo nas horas soalheiras. Este é o primeiro passo para conseguirmos uma pele protegida. Idealmente, o mais sensato é utilizar FPS50 (no mínimo FPS30), já que o sol danifica qualquer tipo de pele. Mas se o escaldão não é o que mais a assusta, lembre-se: o sol é responsável por 80% do envelhecimento da pele.

– O ponto número 2 consiste em utilizar produtos apropriados para a exposição solar – que para além de serem waterproof, devem também estar categorizados como sendo específicos no que a este assunto diz respeito.

– Para os olhos, opte por uma máscara de pestanas transparente, já que esta irá endireitar as pestanas e, com toda a certeza, não irá esborratar. As máscaras com cor, ainda que à prova de água, podem acabar por sombrear o contorno dos olhos.

– Não se esqueça dos lábios: procure sempre um batom com FPS, pois esta zona do rosto, para além de ser extremamente sensível, também está sujeita aos efeitos nocivos do sol.

Atualmente, o mercado oferece-nos uma variedade considerável de produtos com cor e com fator de proteção solar – desde protetores, até bb creams e bases compactas – que podemos encontrar em farmácias, parafarmácias, perfumarias e até mesmo em grandes superfícies.

O segredo está em usar uma make-up simples, para um verdadeiro no-makeup-makeup-look! Resta-lhe calçar os chinelos, pegar no pareo e seguir viagem até à beira mar mais próxima – a sentir-se bonita (mas acima de tudo, protegida)!

Ainda Sem Comentários

Comentários fechados