Bulgur VS Cuscuz

Quem sabe o que é bulgur ponha o dedo no ar! E cuscuz? Sabem como é suposto incluí-lo na alimentação? Será menos calórico que o arroz? Vamos tentar desvendar…

Bulgur, quando comparado ao arroz branco, apresenta menos calorias, mais fibra, mais proteína, menos índice glicémico e mais vitaminas e minerais. Esta é uma das opções de cereais integrais menos conhecidos e é feita a partir do grão de trigo inteiro, que é limpo, cozido no vapor, seco e depois moído em grãos de vários tamanhos. Pode ser feito a partir de qualquer variedade de trigo, mas o de trigo duro é o mais comum.

Já o cuscuz é uma massa feita a partir da semolina, uma espécie de farinha mais grossa, que é parte nobre da moagem do grão de trigo. Ou seja, trata-se de uma massa de trigo nobre que, graças à sua consistência de mini grão, se cozinha rápida e facilmente. A maioria do cuscuz faz-se apenas ao adicionar água quente à taça onde este está inserido.

Esta não é uma opção menos calórica que o arroz ou que a massa clássica (cerca de 300 kcal por 100g), mas é uma solução mais saudável, por possuir hidratos de carbono complexos, que são lentamente absorvidos.

Por fim, se compararmos cuscuz com bulgur, quem ganha em termos de riqueza nutricional é o segundo: tem mais fibra, mais magnésio, mais ferro, mais zinco e um pouco menos de calorias. Outra boa notícia é que a maioria do bulgur já vem cozinhado, ou seja, trata-se de um fast food saudável. Mais rápido não há!

 

 

 

Ainda Sem Comentários

Comentários fechados