Guia Para um Barbecue Saudável

No verão, apetece juntar os amigos para comer uns petiscos e passar um dia descontraído. No entanto, quando se pensa em barbecue vêm logo à cabeça os molhos cheios de calorias e os enchidos…

O segredo para não transgredir totalmente o seu estilo de alimentação saudável é seguir este guia. Assim, vai agradar toda a gente.

Regra 1: Marinar todas as carnes, ou seja, deixá-las temperadas várias horas antes do barbecue começar. Desta forma, a carne ganha sabor. Usar alho, vinho branco ou cerveja e algumas ervas a gosto. Nunca colocar sal na marinada, pois torna a carne rija (o sal deve ser colocado na hora);

Regra 2: Usar carnes brancas, como por exemplo o frango;

Regra 3: Usar vegetais para grelhar, como courgete e beringela fatiada fininha, cebola, espargos e pimentos! O ideal é ter umas espetadas com vegetais e uns quadrados de carne, assim os vegetais ganham o sabor da carne. Não esquecer também da salada bem colorida, essencial num barbecue;

Regra 4: Nunca comer as riscas pretas que se formam no exterior da carne/peixe. Sabemos hoje em dia que as substâncias que se formam nessas riscas queimadas são provavelmente cancerígenas. Se for inevitável, a única forma de tentar minimizar o risco é comer uma dose bastante substancial de salada, para que os antioxidantes combatam os compostos cancerígenos formados na carne;

Regra 5: Ter abacaxi ou ananás cortado em fatias finas para grelhar. Este fruto ajuda na digestão da proteína (graças à bromelina) e por isso vai ajudar na digestão da carne;

Regra 6: Fazer uso de um molho de barbecue saudável. Em vez de usar os molhos já feitos, que vêm carregados de açúcar, sal e gordura, experimente fazer um molho com cebola picada, polpa de tomate, alho, vinagre balsâmico, paprika e um bocadinho de mel.

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