O Melhor Sumo Para Começar o Dia

E porque nas férias apetece um pequeno-almoço de rei e de rainha, um sumo de fruta é o must have da estação. Sim, não precisa de ser sempre um sumo com vegetais, até porque se estiver num hotel de habitação com certeza que as hipóteses serão apenas sumos de fruta.

O clássico sumo de laranja natural não será a melhor opção, a não ser que esteja com uma grande anemia e precise de beber para acompanhar a carne. Em qualquer outra situação, esta não é uma boa ideia. O motivo é o facto de este personificar o problema clássico dos sumos de fruta: ao espremer a laranja, o sumo terá apenas açúcar. Terá também vitaminas, claro. Mas não terá fibra, pois esta ficou na polpa, que está na parte de cima do espremedor. Assim, o açúcar do sumo vai entrar muito rapidamente no sangue, promovendo o aumento de peso.

Se colocar a polpa no sumo, minimiza o efeito. No entanto, não se esqueça de que um sumo de laranja normalmente é feito com 2 a 3 laranjas, o que quer dizer que tem o açúcar de 2/3 peças de fruta. Demasiadas calorias para um sumo tão inofensivo, não acha?

A melhor solução é o sumo de melancia. Este é o fruto que possui menos açúcar e que apresenta, consequentemente, menos calorias. Quando desfeita em sumo, a melancia acaba sempre por levar atrás 2 ou 3 grainhas, que na realidade não se sentem no sumo e que têm muita fibra. Por isso, um sumo de melancia engorda certamente menos do que ingerir um sumo de laranja.

As outras hipóteses saudáveis de sumo (que têm menos de 100kcal e bastante fibra) são o sumo de morango e de framboesas/frutos silvestres. O sumo de abacaxi, apesar de já ter mais de 100kcal por copo, é uma opção saudável, já que contém bromelaína, que é um composto anti-inflamatório e ajuda na digestão.

 

 

 

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