O BARATO QUE SAI CARO…

A fruta é adorada por muitos por ser doce e sumarenta! Mas e se a fruta não souber a nada?!  Hoje em dia acontece (bastantes vezes) comprar-se fruta nos super e hipermercados que até está linda e perfeita por fora, mas por dentro… não sabe a nada… e muitas vezes nem se quer tem cor… Aqui fica o essencial para escolher a fruta!

Morangos que são encarnados por fora e brancos por dentro não vale a pena! A cor encarnada é dada pelos antioxidantes o que quer dizer que estão a comer morangos vazio de antioxidantes… perde todo o interesse, certo?

O truque para os escolher bem não é escolher pelo preço nem pela cor de fora! Nem abrindo o morango porque não podemos fazer isso. É sim cheirá-los!!!

Não sei se sabem mas toda a fruta respira!!! E nesta respiração produz etileno que é um gás que também liberta o cheiro da fruta. Isto acontece depois de a fruta ter amadurecido  minimamente (ou pelo menos que já não está verde)!! Ou seja fruta que já está madura e pronta para ser comida e que foi feita em cultivo sustentável cheira lindamente!! E aí tem todos os antioxidantes e cor por dentro!

A fruta que ainda foi apanhada verde e que (na maioria delas) não consegue amadurecer fora da árvore (provavelmente congelada para ser posta à venda meses depois) Não cheira a nada! Cheirar a fruta aplica-se a quase todas: meloa, pêssego, alperces, pêras, maçãs, ananás, manga, papaia, kiwi, cerejas, tangerinas e laranjas!!

E aqui entra obviamente a fruta biológica! A grande maioria vem de uma produção que respeita o amadurecimento! E tem outra particularidade: não fica com bolor em 3 dias!!! Já vos aconteceu? Morangos, pêssegos e até pêras com bolor? Isto é provavelmente por terem sido congeladas… e aí os 50cêntimos que poupou ao comprar fruta que não é biológica acaba de lhe sair muitoooo mais caro… 3 ou 4 frutas para o lixo!!

E agora fica aqui outra dica: informem-se sobre as quintas portuguesas que produzem e entregam fruta biológica! Normalmente têm preços mais simpáticos e têm sempre fruta da época 😉

Não se esqueçam: Uma boa fruta tem que ser doce, ter sabor e cheirar bem!

No Comments Yet

Comments are closed